VOLTAR BLOCO 2

 
   

TITANIC
LEONARDO DI CAPRIO & KATE WINSLET

Quando o Titanic afundou, 1500 pessoas caíram no mar. Seis foram tiradas da água, inclusive ela.

Momentos depois, as setecentas pessoas nos barcos salva-vidas não podiam fazer nada a não ser esperar... esperar para morrer, esperar para viver, esperar por uma absolvição que nunca viria.

Um filme magistral de James Cameron que marcou mais uma vez a forma de se fazer filme em Hollywood.

Um jovem aventureiro (Leonardo DiCaprio) ganha passagem, em mesa de jogo, para a primeira viagem do transatlântico Titanic.

No navio, apaixona-se por Rose Bukater (Kate Winslet), noiva de um homem rico e arrogante (Caledon Hockley), com quem vive um amor proibido.

Mas a viagem ganha contornos trágicos quando o navio se choca com um iceberg.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: James Cameron
Escritor: James Cameron

Gênero: Drama / Romance

Site Oficial: www.titanicmovie.com

20th Century Fox & Paramount Pictures

Título Original: Titanic
Tempo: 194 min
Cor: Colorido
Ano de lançamento: 1998 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Leonardo DiCaprio .... Jack Dawson
Kate Winslet .... Rose DeWitt Bukater
Billy Zane .... Caledon Hockley
Kathy Bates .... Molly Brown
Frances Fisher .... Ruth DeWitt Bukater
Gloria Stuart .... Velha Rose DeWitt Bukater
Bill Paxton .... Brock Lovett
Bernard Hill .... Capitão Edward John Smith
David Warner .... Spicer Lovejoy

FICHA TÉCNICA

Produção .... James Cameron e John Landau
Música .... James Horner
Direção de Fotografia .... Russell Carpenter
Desenho de Produção .... Peter Lamont
Direção de Arte .... Martin Laing
Direção de Arte .... Bill Rea
Figurino .... Deborah Lynn Scott
Edição .... Conrad Buff IV
Edição .... James Cameron
Edição .... Richard A. Harris
Efeitos Especiais .... Digital Domain

PRODUTORAS

20th Century Fox
Paramount Pictures
Lightstorm Entertainment

DISTRIBUIDORAS

Paramount Pictures
20th Century Fox Film Corporation

ERROS

1. O comprimento das unhas de Rose muda várias vezes durante o filme.

2. Quando o operador de rádio do Titanic envia a mensagem de 'SOS', o padrão de pontos e traços que ele envia não diz absolutamente nada em código Morse.

3. Quando o Titanic parte, são mostradas as três hélices do Titanic girando. Porém, a hélice do meio só era usada em alto-mar, para ganhar mais velocidade.  (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha )

4. A escotilha da sala onde Jack está preso aparece como estando vários centímetros debaixo d’água. No entanto, em algumas tomadas feitas do interior da sala, a superfície da água pode ser vista acima do nível da escotilha.

5. A tripulação do bote salva-vidas nº 14 não tinha nenhum tipo de lanternas para usar enquanto procuravam por sobreviventes. Cameron sabia disso enquanto fazia o filme, mas preferiu usar lanternas a fim de ter algum tipo de iluminação na cena. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

6. Rose aparece olhando a Estátua da Liberdade enquanto ainda está em um navio. No entanto, para obter o ângulo de visão mostrado no filme, ela teria que estar em terra. --> A Estátua da Liberdade fica em uma pequena ilha, o que poderia permitir o ângulo mostrado. (Contribuição de HFJ - Fã de Carteirinha) --> Aquele angulo de visão mostrado no filme, dá a entender que a estatua da liberdade está de costas para NY, quando na verdade está de frente, não importando se é uma ilha ou não, pois o barco está VINDO de alto mar para a cidade e não "saindo" da cidade. (Contribuição de Richard Orciuch - Fã de Carteirinha)

7. A equipe técnica é vista refletida na TV da velha Rose.

8. Quando o Capitão Smith diz: 'Take her to sea, Mr. Murdoch. Let’s stretch her legs.', eles estão parados do lado direito da cabine de comando do Titanic, e o Sol aparece do lado esquerdo. Quando Murdoch se dirige à cabine para cumprir as ordens, o Sol aparece atrás dele.

9. Jack diz ter visitado o Pier de Santa Monica... mas a construção deste só começou em 1916.

10. Na cena em que o garçom abre a porta do restaurante, aparece uma silhueta muito parecida com a de um cinegrafista. (Contribuição de Luciano Saretta - Fã de Carteirinha)

11. Na cena em que Jack ensina Rose a cuspir, não há nenhum vestígio de cuspe em seu queixo quando ele começa a se virar para encarar a mãe de Rose. No entanto, quando ele acaba de se virar, o cuspe já apareceu.

12. Há uma cena em que o Capitão Smith aparece em close-up... usando lentes de contato!

13. Quando Jack e Rose estão andando pelo deck do navio, um dia depois que ele a salva, uma pequena montanha com um prédio em seu topo pode ser vista por sobre o ombro de Jack, atrás do navio.

14. Jack dá os braços para Rose e Molly, a fim de irem jantar. Eles começam a andar, mas na tomada seguinte eles ainda estão parados e separados.

15. A missa celebrada às 10:30 da manhã do dia 14 de Abril de 1912, na sala de jantar da Primeira Classe, foi aberta a todos os passageiros do navio, e não apenas à primeira classe. Portanto, Jack poderia ter entrado à vontade.

16. A canção 'Almighty Father Strongs to Save', que pode ser ouvida durante a seqüência da missa, tem dois versos que foram escritos por Robert Nelson Spencer em 1937. Pois estes dois versos são cantados durante a cena.

17. A chama da Estátua da Liberdade foi substituída em 1986 por uma chama de ouro. O filme mostra a Estátua com uma tocha com a chama de ouro, que não é a original.

18. Quando Jack, Fabrizio e Tommy puxam o banco para quebrar o portão, há madeira compensada embaixo dele, mas não existia este tipo de madeira naquela época.  (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)
rros do site www.falhanossa.com

19. Jack Dawson congela e afunda. Isto não deveria acontecer. Parcial ou mesmo totalmente congelados corpos humanos flutuam na água. Foram mostrados corpos congelados até mesmo completamente vestidos flutuando.

20. Quando Rose chega a Nova York meio adormecida, ela olha para a Estátua de Liberdade que é da mesma cor de agora(verde). Mas se você visitar a estátua de liberdade, você achará uma placa que diz que a cor original era marrom, e levou mais de 35 anos para a cor mudar. A estátua de liberdade foi colocada lá em 1886, assim em 1912 ela ainda era marrom.

21. Quando Cal está perseguindo Jack e Rose pela sala de jantar e atirando neles, as janelas ao fundo mostram a luz do sol. Já que o Titanic afundou no meio da noite, nenhuma luz deveria estar passando pelas janelas. Difícil acreditar que a equipe levou horas para iluminar uma "cena noturna " e não notaram isto.

22. Depois que Rose ajuda Jack a se libertar de onde ele está algemado, ele está pulando sobre um banco e um minuto ele está usando as algemas, na próxima cena não está mais.

23. Na cena onde Rose quebra as algemas para libertar Jack, a pontaria dela é espetacular, ninguém tão fraca conseguiria dar aquela machadada e ainda acertar o alvo com perfeição, além de que, as algemas não se partiriam tão facilmente na primeira machadada.

24. Quando Jack e Rose estão correndo da água furiosa que está esguichando no corredor depois deles, você pode ver os efeitos de computação de Leonardo e Kate. (Contribuição de
Luan Marcel Dobrychtop - Fã de Carteirinha)

25. Quando Rose está tentando salvar Jack ela observa um machado. Quebrando todos os vidros a seu redor ela agarra o machado e volta. A próxima câmera mostra Rose com quase todos os vidros intactos.

26. Quando Truddy, a camareira de Rose, escorrega pelo corredor de madeira, dá para ver o skate embaixo dela que foi usado para ela deslizar mais facilmente. --> Nos podemos ver Truddy escorregando duas vezes, a primeira tem dois homens caindo na sua frente, na outra e quando um homem a segura! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

27. Os quadros que Rose tem no seu quarto de Picasso possuem a tela presa de maneira inadequada para a época. As telas eram fixadas por pregos pequenos e não por tachinhas.

28. Quando Jack está algemado em uns tubos e o navio está afundando, Rose acha um machado para o salvar. Observe com atenção a cena. Você pode ver que ela nem chega perto para acertar as algemas, ou Jack, ou os tubos onde ele foi algemado! Se você tem um bom videocassete ou um DVD você até mesmo pode ver Jack quebrando as algemas.

29. Quando Rose está no convés da terceira classe na festa, ela está sentada e Jack a puxa, neste momento ela está com o cabelo para trás, como no jantar, mas logo depois que o ângulo muda, vemos claramente o cabelo de lado, como ele costuma usar todo o filme. (Contribuição de Diego Krausz - Fã de Carteirinha)

30. Quando o navio esta deixando a doca, muitas pessoas estão dizendo adeus aos seus familiares. Na cena seguinte, você pode ver Jack e seus amigos jogando baralho dentro do bar, se você olhar pela janela não verá ninguém lá fora, na cena que segue, quando Jack deixa o bar, a multidão está lá novamente.

31. Quando a água jorra pela cúpula, embora seja um efeito muito impressionante, olhe para o buraco de onde a água vem. Você pode ver o topo e um pouco do enorme compartimento usado para inclinar a água. --> Nessa cena nós também podemos ver que nem todas as janelas estão quebradas como é mostrado nas cenas anteriores! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

32. Quando o Titanic bate no iceberg, o navio começa a ser desligado. No entanto depois que o navio bate ele fica totalmente parado, mas aonde foi parar o iceberg durante o naufrágio? Em várias cenas aparece o Titanic do alto cercado apenas pelo mar, e não vemos nenhum iceberg por perto, ele deveria aparecer ao fundo pelo menos já que o céu estava claro. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

33. Na cena que Leonardo DiCaprio é convidado para jantar, você pode ver, quando ele está partindo, um fone de ouvido na parte de trás da orelha direita dele.

34. Quando Jack e Rose estão falando no deck, Rose está explicando a Jack por que ela resolveu pular. Ela declarou que sentia que estava gritando com todo seus pulmões e ninguém estava escutando. Ele olha para o anel dela e diz que ela afundaria…etc. Se você observar a cena, preste atenção no cabelo de Rose. Uma hora o cabelo dela está perfeitamente enrolado, atrás de suas orelhas, depois alterna de um lado para outro.

35. Quando o navio está afundando, há uma cena de Victor Garber que está apoiado contra a parede em profunda contemplação. O ângulo da câmera é muito inclinado e algumas coisas deslizam na estante na frente dele. Olhe cuidadosamente no DVD e você verá um arame debaixo do cotovelo dele puxando a xícara de porcelana para fora da estante!

36. Muitas cenas usaram gráficos de computador para mostrar o comprimento do navio. Foram adicionados passageiros caminhando sobre o deck. As sombras dos passageiros nem sempre emparelham. Há a sombra de uma mulher que usa um chapéu grande e na realidade a mulher não está usando nada.

37. Na vida real, os foguistas na sala da caldeira usavam roupa pesada para protegê-los do intenso calor, e não a roupa clara simples que eles usaram no filme.

38. Em uma das cenas do naufrágio, você pode ver as retangulares lâmpadas estroboscópicas mostradas através da estrutura da vidraça.

39. Quando Rose está correndo pelos corredores tentando achar ajuda para Jack quando ele está algemado, ela acha um homem e lhe pede que ajude Jack. Ela se frustra com o que ele diz e então bate nele. Se você observar com atenção vai perceber que a mão do homem já tem sangue nela antes.

40. Jack e Rose entram em um carro no porão do navio para transar, mas quando eles estão no ato, as janelas da frente do carro estão abertas, e se elas estão abertas seria impossível o vidro de trás do carro ficar todo embaçado. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

41. Na cena do desenho nu, onde está a empregada dela? Na alta sociedade em 1912, ela teria precisado de uma pessoa para remover o seu colete e o seu vestido. Ela não poderia ter feito isto ela mesma, e teria precisado de ajuda para se vestir quando ele terminou o desenho. Você a vê mais cedo com a empregada, Trudy, usando espartilho. Ela não poderia ter ido sem o colete porque todos seus vestidos eram medidos e cortados com ele.

42. Se você olhar de perto para os botões de metal na jaqueta do capitão, poderá ver que eles foram feitos aparentemente em 1922, dez anos depois que o navio afundou!

43. Quando os cachorros estão sendo trazidos a bordo, eles estão com correias de couro feito por J&J Dog Materiais, inventadas nos anos setenta. É o tipo de correia preferido por treinadores profissionais que provavelmente emprestaram os cachorros para os filmes e são distinguidos pela “trança” perto do estalo, em lugar de por uma seção cosida ou rebitada.

44. Quando Jack e Rose estão dançando na festa, girando um ao redor do outro, a câmera mostra cada um deles de uma outra perspectiva. Porém, eles são mostrados indo a direções diferentes, um no sentido horário e outro no anti-horário.

45. Na cena onde Rose está dizendo "eu deixarei entrar" em uma das cenas você notará uma tira do céu noturno - isso aparece em videocassete e DVD.
Erros do site www.falhanossa.com

46. Jack diz:”Olhe aquele pulando”, quando olha para os golfinhos, antes mesmo dele pular.

47. Rose está usando sapatos amarrados de salto alto ao longo da totalidade das cenas do naufrágio. Na cena em que Jack lhe ajuda a saltar para o pequeno deck para fugir para os barcos salva-vidas ela já está usando um sapato mocassin de cor bege eu acho, os sapatos então se transformam em sapatos amarrados de salto alto de novo, depois do pequeno pulo.

48. Pouco antes do Titanic bater, os dois vigias estão observando Jack e Rose se beijarem, os dois vigias soltam exagerados vapores pela boca, por causa do frio. E na cena seguinte, quando a tomada muda para Jack e Rose, os dois conversam e não soltam vapor nenhum pela boca... Será que o frio sumiu de uma cena para outra?.  (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

49. Numa das cenas a mesma porcelana cai da mesma estante, duas vezes.

50. Quando Jack está pedindo para Rose dançar com ele depois de ter dançado com a pequena "Cora", você nota que os cabelos de Jack estão caídos, nos cortes de câmera indo para Rose e voltando para Jack o cabelo está levantado, arrumado e limpo.

51. Quando Andrews está no deck e a tripulação está abaixando os barcos, ele desce uma escadaria, não a principal e você vê uma ventoinha usada para trazer ar no navio. Todas tinham motores, e esta aqui não, embora ainda esteja lá nos destroços.

52. Quando Jack e Rose estão falando no ginásio com as costas viradas para as janelas, você pode ver a gravação de marcas nos cantos de várias vidraças, mostrando que na realidade eles tinham modernos vidros.

53. Durante a separação do navio, o personagem de David Warner, Lovejoy, está bem onde o corte começa. Logo depois vemos a cena do interior se separando, vemos o rompimento do casco, e no topo onde Lovejoy deveria estar, não é visto em nenhuma parte.

54. Quando Jack e Rose estão fugindo de Cal para a sala de jantar, se você olhar para a vidraça pode ver uma tela preta, uma luz, e um membro da equipe de filmagem.

55. Na cena no deck onde Kate está checando o portfólio de Jack, e ele está lhe ensinando a cuspir, durante um segundo você pode ver a ressaca rolando através das grades do navio. Também nesta cena, o ângulo das sombras muda constantemente, indicando que a cena foi feita várias vezes ao longo da tarde e então juntada.

56. Seria impossível que Jack e Fabrizzio tenham visto golfinhos, mesmo como comentado no erro 86, pois eles só são encontrados em águas quentes, e a viagem do Titanic ocorreu quando o inverno tinha acabado de terminar, portanto não era possível haver golfinhos na área por onde o navio passou. (Contribuição de Catia Regina de Lima - São Carlos / SP - Fã de Carteirinha)

57. Na cena onde um bote procura sobreviventes você pode ver a luz de uma lamparina movendo-se mais rápido do que o homem que a segura. Na verdade a luz é da lâmpada do estúdio e não da lamparina.

58. Em uma cena onde Rose está tirando as pinturas dos engradados, ela tira um dos grandes trabalhos de Pablo Picasso chamado "Les Demoiselles d' Avingnon". Isso está atualmente em uma galeria, assim não pode ter afundado com o navio.

59. Kate Winslet está correndo com água a sua volta quase a metade do filme e ainda está usando maquiagem perfeita. Não existia rímel a prova d’água naquela época.

60. Na cena que o capitão olha a ponte afundando, o nível da água está no meio do leme. A seguir pela outra entrada, o nível está baixo e no próximo está novamente pelo meio.

61. Depois de correr de Cal que atira neles, Rose e Jack correm para cima, longe da escadaria inundada. Eles sobem e sobem, então descem 1 lance de degraus. Observando esses degraus atrás, há água transbordando até eles na base. Também há portas que seguram uma parede de água ao término do corredor onde eles entram. A água não está subindo tão rápida.

62. Quando Jack e Rose estão se beijando depois da sessão de vôo de Rose, a mão dela está ao redor do pescoço dele, de repente há um corte e ela está ao lado.

63. Os operadores de Rádio profissionais seguram a chave usada para o código Morse entre o dedo polegar e dois dedos, eles não batem, como foi mostrado. Batendo produziriam um desarmônico ruído em código Morse.

64. Apesar de Molly Brown ser chamada de Molly ao longo do filme, ela nunca foi chamada assim durante sua vida. O apelido de Margaret Tobin Brown em vida era " Maggie ".

65. Na cena em que Rose esta tomando café com Cal, ela ergue uma xícara, leva até a boca, bebe e leva a xícara de volta ao pires. Assim que há a troca de câmeras, a xícara continua na boca dela e ela a leva novamente ao pires. (Contribuição de Bruno Miquelino da Silva - Fã de Carteirinha) -->
No dia seguinte a festa da 3a classe, quando Cal e Rose estão tomando café da manhã, há um erro de edição. Se o espectador prestar atenção notará que Cal devolve a xícara para a mesa 2 vezes. Com Rose acontece justamente o contrário, ela pega a xícara da mesa 2 vezes. Esse erro ocorreu porque a referência para a edição da cena foi o movimento de Trudy (a empregada). Mesmo assim foi um erro grotesco para os técnicos em edição que inclusive ganharam o Oscar.  (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

66. No término do filme quando Rose liberta Jack na água, ela ouve o barco salva-vidas com a tripulação procurando por sobreviventes. Ela ergue a cabeça e vê barco indo na direção oposta a dela. Ela então pula do pedaço de madeira e vai pegar o apito. Quando ela apita vê o barco a sua frente. Como o barco poderia ter dado a volta e estar na sua frente em poucos segundos ?

67. Quando os carros chegam às docas, o carregador diz a Cal, “ Se você gostaria de se registrar no portão principal, é por ali, senhor " contudo continua olhando para Cal, não dando nenhuma indicação sobre onde é o portão principal.

68. Quando o navio bate no iceberg e as chapas do casco começam a curvar e quebrar, há uma cena do lado de dentro do navio que mostra as paredes se curvando, ao longo dessas paredes você pode ver tubos verticais que parecem feitos de PVC, semelhante aos tubos usados para drenos de esgoto em estrutura de edifícios modernos. PVC não existia em 1912, os tubos teriam sido feitos de ferro fundido ou chumbo e não seriam brancos.

69. Quando Jack grita por ajuda, você pode ver o nível da água na portinhola ao fundo embora o quarto no qual ele é esbofeteado, já foi mostrado completamente debaixo de água.

NOVO ERRO 70. No fim do filme quando Rose coloca o apito do cozinheiro nos lábios para tentar chamar a atenção do bote, que voltou atrás para recolher pessoas vivas. O apito não se cola a boca dela quando este é feito de metal, e estava à uma temperatura muito baixa. (Contribuição de Monica Susana - Fã de Carteirinha)

71. Na cena onde Titanic aparece por fora e eles aceleram, Jack e seu amigo estão olhando para os golfinhos. Na primeira cena você vê a linha vermelha e as marcas de profundidade em branco no casco preto do barco. Então você vê o casco, nenhuma linha vermelha, nenhuma marca e segundos depois, as marcas estão de volta.

72. Quando Rose sai correndo para se jogar do navio, em uma cena ela está com o colar que ganhou de seu noivo, porém, na outra cena, ela já está sem o colar. (Contribuição de Juliana Muzika Barbosa - Fã de Carteirinha).

73. Quando o navio afunda e a parte de trás está subindo, você não vê nenhuma pessoa nadar debaixo do navio. Quando o navio se parte e cai, o mar está abarrotado de pessoas que são esmagadas debaixo dele.

74. No começo do filme, no porto de Southampton na Inglaterra, um homem levanta a filha e diz " é um grande barco " ou algo assim com um sotaque inglês, contudo a filha dele responde " é um navio, papai " com um sotaque americano.

75. Na cena onde Jack está desenhando Rose, a cena é cortada para uma tomada aberta, quando volta, já aparece ele segurando o lápis, no próximo corte já não está mais.

76. Embora James Cameron estivesse muito compenetrado em pesquisar o navio, ele esqueceu uma coisa crucial, os elevadores da primeira classe só desciam até o deck D, ele mostra descendo até o deck E.

77. Este engano, até onde eu sei, só pode ser visto em widescreen. Depois de Rose, Jack, Tommy e Fabrizio correrem para o deck, depois de derrubarem o portão, a câmera abaixa em direção à proa. Se você olhar em câmera-lenta, você pode ver luzes da cidade no canto esquerdo do quadro.

78. Eric Braeden, é mostrado no nível da grande escadaria principal quando a cúpula de vidro desmorona com o peso da água. Mas quando o corpo de Astor foi achado na vida real, estava esmagado e coberto com fuligem. Com toda a certeza, ele foi um desses desafortunados que foram pegos em baixo da chaminé dianteira.(Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

79. Quando Rose deixa Jack para procurar ajuda, ela corre e a água está sobre a cintura dela. Porém, quando ela é vista da parte de trás depois de subir uma escadaria, o nível de água no casaco dela muda alguns vezes, e em uma cena não há nenhuma linha de água no casaco e ele está completamente seco.

80. Não havia nenhuma porta entre a caldeira 6 e a área de carga.
Erros do site www.falhanossa.com

81. Quando Cal está perseguindo Jack e Rose perto do relógio, você pode ver que ele está segurando a arma de Lovejoy na mão esquerda. Porém, depois que ele desliza você vê a arma agora na mão direita dele.

82. Na cena onde Jack encontra Rose para o jantar e Cal diz " você quase parece um cavalheiro”, dê uma olhada na expressão facial de Rose. A cena muda a forma de visão lateral para frente várias vezes e a expressão facial dela muda de sorridente para normal a cada mudança de cena em menos de 15 segundos. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

83. Thomas Andrews é mostrado olhando o projeto de instalação de iluminação de seu navio no momento que o Titanic bate no iceberg. Na realidade, ele não sentiu ou se deu conta da colisão até depois de 10 a 15 minutos.

84. No começo do filme Jack fuma um cigarro feito a mão. Quando ele está fumando no deck antes de Rose estar pensando em saltar, ele está fumando um cigarro com filtro.

85. Ao longo do filme inteiro, você pode ver o esboço de colinas no fundo, até mesmo no meio do Atlântico.

86. Na cena onde Jack e o amigo dele estão de pé no arco olhando para os golfinhos que nadam à frente do navio, os golfinhos são claramente brancos do Pacífico, e não aparece nenhuma espécie do Atlântico.

87. Na cena onde o Jack está persuadindo Rose para não saltar, o colarinho da camisa de Jack muda várias vezes de posição, revelando sua camisa branca.

88. Quando o navio está afundando, e Rose e Jack estão correndo dentro do navio, você pode ver câmeras e a equipe do lado de fora da janela.

89. O lago que Jack fala para Rose que ele costumava pescar, na cena que ela vai pular, é um lago artificial em Wisconsin perto de Chippewa Falls (onde o Jack cresceu). Só que este lago só estava cheio em 1917, ou seja: 5 anos depois do Titanic afundar. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

90. Por que uma das pessoas que está pegando o barco salva-vidas usa um relógio digital? Seguramente eles não existiam em 1912.

91. Quando Jack dá para Rose a nota na mesa de jantar, o papel é amarelo. Depois quando a nota é lida o papel é branco.

92. Na cena onde Rose dá a Jack uma moeda de dez centavos para ele desenhá-la, ela lhe dá uma moeda com o rosto de Roosevelt. Só que esta moeda não foi cunhada até meados de 1946. A moeda de dez centavos correta teria sido a de um Barbeiro.

93. Há uma cena de dança em um salão de baile com muitos espelhos, e quando você olha de perto, pode ver a equipe de filmagem em um dos espelhos.

94. Em vários momentos do filme é possível perceber a mudança da cor dos olhos de Rose, ora azuis, ora castanhos. (Contribuição de Aline Qualtieri, Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

95. Rose quando jovem tem olhos verdes, mas Rose já idosa tem olhos azuis. Depois no filme, há uma montagem entre as faces de Rose jovem e Rose idosa e magicamente muda para os olhos de Kate Winslet.

96. Quando a Rose idosa é mostrada na casa dela, ela tem três peixes no seu aquário. Quando ela chega ao lugar onde eles estão explorando o Titanic, ela esvazia o aquário que agora tem cinco peixes. Vai ver se reproduziram na viagem ???

97. Há uma cena onde uma mulher leva 2 crianças para o quarto delas enquanto o barco está afundando e lhes deseja um bons sonhos e parece que desistiram de escapar. Também, na mesma seqüência, um casal idoso aperta suas mãos enquanto a água está se aproximando da cama deles. Depois, que nós choramos a morte da mulher e das 2 crianças, eles aparecem em uma cena no barco salva-vidas.

98. Quando o barco está inundando e Jack e Rose estão quase completamente submergidos na água, às vezes você pode ver o vestido de Rose cortado no comprimento do joelho para ajudá-la a se mover na água mais eficazmente. Um exemplo disto é quando Jack mergulha para pegar as chaves do portão na frente deles.

99. Rose menciona a Bruce as idéias de Freud da preocupação masculina com o tamanho do Piu-Piu. Porém isto é em 1912, e Freud não publicou o trabalho relativo a isto até 1920 em “O Princípio de Prazer”. Também, até 1919, Freud confiou em dados somente capturados de mulheres. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

100. Na cena em que Jack está vestido para o jantar e esperando na escadaria principal, Rose é mostrada duas vezes tomando o braço de Jack. Quando eles vão para a sala de jantar, e uma vez ao fundo quando Cal está falando.

101. Na cena onde Jack entra na primeira classe pela primeira vez, se você olhar cuidadosamente pela porta de vidro poderá ver um câmera atrás dele.

102. No fim do filme Rose diz que 6 pessoas foram salvas do mar incluindo ela própria. Na realidade foram 32.

103. Quando Jack sobe para a primeira classe em uma manhã de domingo, o grupo está cantando o hino da marinha “Eternal Father”,”Pai Eterno”. O que é impossível é que eles estão cantando as últimas duas linhas do verso escrito para Aviadores Navais. O verso começa " Deus guarda e guia os homens que voam ". Eles estão cantando as últimas duas linhas, " Oh, nos ouve quando nós erguemos nossa oração, para esses em perigo no ar ". O Wright Brothers voou aproximadamente 8 anos antes, e estes verso não foram adicionados até 1930. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

104. O personagem de David Warner (Lovejoy) leva uma polida, banhada e gravada arma que Cal usa para atirar em Jack e Rose quando o navio está afundando. A arma é uma Colt modelo 1911, calibre 45, pistola semi-automática. O problema é que a produção inteira de 1911 e 1912 da Colt.45 era para satisfazer um contrato de governo norte-americano para uma nova arma. A Colt de Lovejoy não foi fabricada até depois do Titanic afundar e sendo assim, não poderia estar a bordo do navio. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

105. Quando o Titanic está partindo de Southampton ele acelera em poucos segundos a uma velocidade incrível. Isso era impossível então, grandes navios a vapor eram ajudados através de rebocadores minúsculos.

106. Na cena onde Jack está exibindo seu caderno de esboços, há uma de um homem com as mãos ao redor do torso de uma menina. Este desenho é uma réplica exata de uma fotografia do celebrado fotógrafo Sally Mann chamada "Rodney Plogger de 1989. Provavelmente um tributo do diretor para o amigo artista, mas obviamente este desenho está fora de lugar em 1912. O caderno do New York Times seção de domingo de 19 de novembro de 2000 diz: " O filme do diretor James Cameron copiou uma imagem de " Immediate Family” e exibiu isto no” Titanic " sem a permissão da Sra. Mann. A queixa resultante foi confirmada pelo tribunal com uma soma significativa semanas antes dos Prêmios da Academia. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

107. Quando Rose diz "Sim, eu gostaria de ver meu desenho" ela está no camarote dela com Lizzie, a sombra do que parece ser um microfone aparece atrás dela e à esquerda.

108. Logo após o navio atingir o iceberg há uma cena da esquerda para direita do exterior do navio que mostra claramente que o navio tem uma lista pronunciada. Porém, se você está familiarizado com os detalhes do Titanic você pode ver que ele está afundando pela popa e não pelo o arco!

109. Quando Rose está deitada no pedaço de tábua e está tentando despertar Jack balançando suas mãos, há um pouco de material congelado embaixo do nariz dele, a cena volta pra Rose e quando volta para Jack não tem mais nada lá. Depois a cena volta em Rose e de novo em Jack e novamente tem um material congelado lá.

110. Quando Jack e Rose estão na festa da 3ª classe, Rose agarra um cigarro das mãos de um homem fuma uma vez e devolve antes de ficar nas pontas do pé, mas quando a câmera a filma de novo começando a se levantar o cigarro ainda está na mão dela.

111. Entre os artigos recuperados do navio está um espelho de mão velho. Será que um espelho poderia durar tanto tempo intacto ? O fato é que submerso àquela pressão o espelho ficaria listrado ou totalmente preto.

112. Alguns dos esboços que Jack mostra a Rose foram mencionados como cópias de fotografias. Um que não foi mencionado é de uma mulher reclinada com o braço em cima de sua cabeça de forma que seu rosto está praticamente em sua axila. Esta é uma cópia direta de uma fotografia de Nastassja Kinski, provavelmente dos anos oitenta.

113. Na cena onde Rose está olhando para Jack no arco do navio, você pode ver um pedaço minúsculo de deserto atrás dele.

114. Quando Jack está ajudando Rose no barco salva-vidas a face dele é séria, porém na próxima cena ele parece estar rindo e quando a cena muda novamente ele está sério de novo.

115. Cal e Rose estão supostamente nas cabines B52-54-56, mas na verdade este era o apartamento ocupado por Bruce Ismay. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

116. No domingo antes da missa, nós vemos a mãe de Rose apertando seu colete. Depois naquele dia, quando o Jack desenha Rose, ela não tem nenhuma marca vermelha na pele por usar o colete. Estas coisas quebravam as costelas das pessoas. Ela deveria ter alguma indicação de que pelo menos estava usando um.

117. Quando nós vemos o casal de idosos deitados na cama esperando o navio afundar, a água que deveria subir debaixo da cama não sobe.

118. Quando Rose está na festa de jantar no começo da viagem, o cabelo dela está penteado para cima. Minutos depois, quando ela está correndo para fora para saltar, o cabelo está solto e comprido.

119. Durante a cena da festa, Rose está batendo as mãos acompanhando a música. Então Jack acena para ela se unir na dança, e ela deixa de bater palmas, na próxima cena, ela está batendo palmas novamente.

120. Na manhã antes do Titanic afundar, domingo, Jack tenta ir para a sala de jantar na primeira classe para ver Rose. Na vida real, todos tinham permissão para ir até lá, não só a primeira classe, entretanto havia empregados em todas as classes, mas todo mundo foi convidado a freqüentar.
Erros do site www.falhanossa.com

121. Os destroços no filme são realmente do Titanic, e não efeitos especiais. O diretor James Cameron chorou quando mergulhou para ver. Mas nem todas as cenas são reais, algumas foram criadas especialmente para o filme. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

122. Quando o navio está afundando, onde estão os cachorros? No princípio eles mostraram uns vinte cachorros pelo menos, mas você nunca os vê enquanto o navio está afundando. Aparentemente havia cachorros no filme original, mas eles tiveram que ser deixados na sala de corte devido às limitações de tempo do filme.

123. Quando Jack está tentando convencer Rose a não saltar descrevendo o quanto a água está fria ele descansa o braço direito dele na grade do navio. Então na próxima cena, quando ele começa a falar, ele está descansando o braço esquerdo dele. Ele não poderia ter movido entre as cenas.

124. O sujeito gordo da tripulação do barco usa uma camisa preta no começo da narração de Rose, depois ele usa uma camisa branca com uma bandeira. Todo mundo está usando roupas diferentes neste momento.

125. Há uma cena que mostra a narração terminando e continuando em dias diferentes, mas foi cortada do filme acabado.

NOVO ERRO 126. Na hora em que Rose está sobre a madeira cantando a canção Josefina, podemos ver que ela ainda está de sapato de salto. Mesmo depois de tudo o que passou no naufrágio é muito improvável. (Contribuição de Marcel Barbosa - Sorocaba / SP - Fã de Carteirinha)

127. Como os desenhos de Jack feitos com carvão vegetal de Rose resistiram todos esses anos? Ele não borrifou nenhum selante neles.

128. Se eles usaram o SOS, o código novo, como é que o outro navio reconheceu o sinal? Parece que existem relatos dizendo que o SOS já era usado desde 1909, então não era novo.

129. Quando Jack dá para Rose o papel dizendo para ela se encontrar com ele no relógio, ela não está usando luvas, depois ela aparece usando-as.

130. Na cena quando Rose estiver a ponto de pular a grade para se matar, você pode ver uma tatuagem no braço esquerdo superior dela quando está caminhando para a grade, mas quando ela está se levantando no outro lado da grade, a tatuagem desapareceu. Será que era uma tatuagem ou outra coisa no seu braço ?

131. De acordo com o filme o oficial Murdoch assassinou um passageiro e então cometeu suicídio. De acordo com uma testemunha, ele deu o colete salva-vidas dele a um passageiro e se afundou com o navio. Isto parece ter causado alguns problemas para Cameron. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

132. Quando os marinheiros no barco salva-vidas estão gritando por sobreviventes, há um eco distinto no chamado deles. De onde vem o eco? Não há nenhuma superfície refletiva em um oceano plano.

133. Na cena onde o navio inclina a uma posição vertical, você vê as pessoas caindo e objetos caindo sobre o deck. Mais perto disto, você pode ver que um cilindro de metal preto amassado é dobrado quando alguém bate nele.

134. Na cena onde Jack está esboçando a figura de Rose, as mãos que você vê nas cenas de perto são de fato do próprio James Cameron que está desenhando com um lápis de carvão.

135. Leo pisca assim que ele afunda na água quando Rose larga sua mão depois que o navio afunda.

136. Quando Rose está a ponto de saltar do barco há uma cena longa e ela está usando meias pretas. Mas quando Jack a ajuda voltar ela escorrega porque os sapatos vermelhos dela estão enrolados no seu vestido.

137. Quando a mulher pula do navio, aparecem cordas ao redor dela e são vistas cadeiras flutuando na água. Quando o ângulo de câmera muda, não há nenhuma cadeira na água e não há nenhuma corda ao redor dela.

138. Qualquer um que já esteve em um barco sabe como é perigoso ter um barco maior que flutue perto. Normalmente eles produzem ondas enormes que fazem os pequenos balançarem e muitas vezes virarem. Agora, que tipo de ondas um navio enorme como o Titanic produzia? Porém, no começo do filme, quando o Titanic está deixando o porto, há um barco de pesca perto com um pescador e nem sequer se move.

139. Quando Cal está atirando em Leo ele dá um tiro que parte a decoração do corrimão ao meio. Quando a câmera filma dentro da escadaria principal a água chegando, nós podemos ver essa decoração no seu devido lugar! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

140. Na cena do jantar, logo após Jack dizer, " Nunca gostei muito ", Cal começa a rir, mas na próxima tomada ele tem um rosto sério e está mastigando.

141. Olhe de perto para o local onde Rose tem uma marca na primeira vez que você a vê na doca, só que está no lado oposto do seu rosto o resto do filme.

142. Na parte em que Jack esfrega a mão na janela embaçada, eles mostram de novo na tomada seguinte e a marca da mão é completamente diferente.
Erros do site www.falhanossa.com

143 .O diamante no filme, " La Coeur de la Mer”, supõe-se ser um diamante possuído por Louis XVI e perdido durante a Revolução francesa o qual Lovett também se refere como o " Blue Diamond of the Crown ". Em uma cena Lovett menciona a Rose que " hoje valeria mais que o “Hope Diamond”. Isto é impossível: o diamante do qual ele fala é de fato o “Diamond Hope” que também pertencia a Louis XVI perdido durante a Revolução francesa, em forma de coração, e conhecido como “Blue Diamond of the Crown”-“Diamante Azul da Coroa” enquanto pertenceu a monarquia francesa. As duas pedras são a mesma. Também, o “Diamond Hope” foi recortado em princípios do século o XIX para sua forma oval atual, então ele perdeu sua forma de coração um século antes do Titanic navegar. Desnecessário dizer que o “Diamond Hope”nunca esteve a bordo do Titanic, e está abrigado seguramente no museu Smithsonian ao invés de repousando no fundo do oceano. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

144. Uma curiosidade sobre a classe alta e os passageiros, é que eles estavam somente separados devido a razões de classe. A segunda classe de passageiros tinha certificados médicos que diziam que eles estavam livre de doenças, assim eles não precisavam passar por qualquer inspeção quando desciam. Um modo de garantir isto era os manter totalmente separados. Esta era prática comum nos transatlânticos da época. Jack estava apto a entrar na primeira classe e não precisaria ser analisado ou teria perigo de trazer alguma doença.

145. Jack foi algemado com as velhas algemas inglesas Darby Hiatt, tipo 104. Isto está historicamente correto. Mas a chave para estas algemas as identifica como reproduções modernas, porque possuem uma superfície plana e quadriculada. As chaves velhas eram ovais e lisas, somente marcadas com " Hiatt " e um número no topo. As algemas usadas no filme seguramente não eram de 1912.

146. Quando a câmera mostra a janela do bar revelando os jogadores de cartas, se você olhar cuidadosamente ao fundo você verá uma máquina a vapor na doca com duas cúpulas, algo nunca visto pelos britânicos. Também mostra uma carruagem, novamente, isto também não é britânico, é americano. Raramente foram vistas carruagens em docas, exceto se um trem estivesse conectando a um navio, e isto não era comum até os anos vinte.

147. Durante a cena onde Jack é algemado ao tubo, o nível da água está sobre a portinhola dele. Ainda aproximadamente meio minuto depois, a portinhola está aberta ainda sobre a água. Por que Jack não é batido completamente pela água do mar?

148. À noite, durante uma cena lateral do naufrágio do navio o arco começou a deslizar. Há várias linhas ao lado do barco. As linhas são perpendiculares ao barco, não a água, indicando que o modelo foi filmado nivelado e inclinado digitalmente.

149. Quando Leonardo DiCaprio diz " se sente na cama.... Eu quero dizer o sofá ", diz no roteiro " se sente no sofá " – Leonardo realmente comete aquele erro.

150.  Jack é algemado na sala da Segurança e olha através de uma escotilha. Pois bem: no Titanic esta sala ficava no centro do navio e, portanto, não tinha escotilhas.

151. Na cena em que Jack desenha Rose, nua no sofá, o colar às vezes tem a pedra numa posição mais reta sobre o corpo dela, outra vez está de frente para a câmera. (Contribuição de Ulrich Vasco - Fã de Carteirinha)

152. Jack e Rose quando estam fugindo de Lovejoy entram na sala de máquinas por uma porta. Porém na hora em que o navio bate, Murdoch manda fechar as escotilhas da sala de máquinas a fim de evitar que a água se espalhe pelo navio. Será que adiantaria fechar as escotilhas existindo esta porta? (Contribuição de Cristiane M. da Silva - Rio de Janeiro / RJ - Fã de carteirinha)

153. No começo, quando Rose e a mãe estão embarcando, são mostrados cães da raça Afghanhound. Mas em 1912 essa raça era bem diferente dos exemplares atuais, com muito menos pelos e mais robustos. O que é mostrado no filme só virou padrão muito recentemente. (Contribuição de Marcelo Nascimento - Fã de Carteirinha)

154. Do mar foram salvas 6 pessoas incluindo a Rose, só que quando mostram o barco que foi salvar essas pessoas, só tem a Rose enrolada no cobertor e mais ninguém que havia sido salvo do mar. Onde foi parar as outras cinco pessoas? (Contribuição de Amalia Queiroz - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

155. Na cena em que Jack e Fabrizio gritam na proa do navio, eles não aparecem com nenhuma sombra. Observe que está cena é uma feita logo depois deles chegarem e a sombra que aparece é quadrada de algo que não poderia estar ali. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

156. O filme esquece de mencionar que a partida do Titanic de Southamptom atrasou 1 hora por ele ter quase colidido com um rebocador e o levado ao fundo, devido a sucção provocada pelo grande volume de água que o Titanic desloca. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

157. Na parte do naufrágio Jack e Rose se deparam com um padre rezando, e ao lado do padre está uma mulher loira e um senhor velho de cabelos brancos ajudando alguém, depois do corte para a tomada de longe o velho já está sentado e algumas pessoas mudaram. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

158. Logo no início do filme, quando o personagem Cal sai do carro, observem que o navio está logo ao lado (em paralelo) do carro. Quando o ângulo da cena muda o navio e encontra à frente do carro. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

159. Ainda nessa cena, além da posição do navio dar sinal de erros de edição, observem atentamente quando a popa aparece por trás do vidro da porta do carro, logo na saída de Cal, ela ainda se encontra em construção, pois o andaime que sustenta a réplica está visível. Que tremendo descuido da turma. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

160. Também nesta cena, Cal dá a mão para Ruth sair do carro, enquanto isso, Lovejoy hora está atrás, hora não. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

161. Como o iceberg pode ter demorado tanto para chegar até o lugar onde Jack e Rose estavam se beijando? Eles se encontravam no convés de embarque de carga que fica logo abaixo da ponte de comando, muito perto da proa. Uns 25 metros aproximadamente. considerando que a velocidade era de 21 nós, ele deveria ter demorado no máximo 4 segundos para atingir a área deles, no entanto a cena foi tão longa que deu tempo até de Fabrizio (que dormia na 3ª classe que fica na parte da polpa do navio) sentir o tremor e ouvir o barulho antes do iceberg raspar na escada do anteparo de proa. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

162. Quando Jack e Fabrizio vão a proa do navio pela primeira vez, enquanto os golfinhos nadam na água ao lado do navio, eles são mostrados de cima, e o vento desarruma o cabelo de Jack, porém depois quando ele aparece em close, seu cabelo está certinho no lugar como se não houvesse vento, o que seria impossível para um navio naquela velocidade.

163. Durante o naufrágio, a gravata de Lobjoy hora é azul e xadrez, e hora é totalmente azul. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

164. Quando Cal está atirando em Jack e Rose com um revólver, ele acerta o tiro em um vidro, mas o tiro não atravessa o vidro...Será que existia vidros blindados em 1912?...Acho que não. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

165. No momento em que jack está vendo Rose descendo com o bote, ele está com as mãos juntas, e quando muda o ângulo suas mãos estão separadas. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

166. Will Murdock que era oficial chefe do navio atira em duas pessoas e logo depois se suicida, e como ele estava na borda do navio ele cai no mar, mas ele não poderia ter caído, pois a balaustrada o impediria de cair, mas a balaustrada desaparece, o que seria impossível  por que ela era presa e soldada ao chão. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha) --> Creio que William Murdoch se suicida numa zona onde antes estava um salva-vidas que já fora arriado. Se aí existissem balaustradas seria um impedimento muito grande para os fazer descer... (Contribuição de Mario Silva - Fã de Carteirinha)

167. Jack disse a Rose que ele fazia desenhos a 10 centavos cada. Mas quando Jack vai desenhá-la, Rose diz: "E como cliente que paga, espero ter o que eu quero."; e ela da uma moeda para ele, só que a moeda é de 5 centavos, se esperava que ela pagasse 10 centavos. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

168. Quando Rose salva Jack das algemas ela esta usando apenas um vestido simples. Mas quando eles saem, ela aparece usando um longo manto azul (uma coberta) por cima do vestido. Como ela conseguiu o manto em tão pouco tempo? (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 169. Na hora em que o cozinheiro ajuda a Rose a se levantar, atrás aparece um homem pegando alguém no colo. Esta cena aparece duas vezes, provavelmente um erro de edição. (Contribuição de Grazi Almeida - Fã de Carteirinha)

170. No momento em que Murdoch percebe que o navio bateu no Iceberg ele o sente tremer pois está com as mãos sobre uma madeira. Repare que esta madeira está colada com uma espécie de durex. (Contribuição de Giselle Goulart Machado - Fã de Carteirinha)

171. Quando Jack e Rose correm para chegar ao topo do navio, após Rose ter "partido" as algemas, eles estão com água pela cintura, e vai subindo ainda mais. Ao fundo, fios elétricos arrebentam, soltando faíscas. A água é ótimo condutor de eletricidade, logo, Jack e Rose teriam morrido eletrocutados. (Contribuição de Tânia Cação Vinhas - Fã de Carteirinha)

172. Quando chega o bote para salvá-los, Rose, depois que vê que Jack está morto, promete lutar. Ela então tira o apito da boca de um homem para chamar o bote. Mas este homem estava congelado, e conseqüentemente o apito estaria grudado em sua boca, não saindo tão facilmente. (Contribuição de Tânia Cação Vinhas - Fã de Carteirinha) e (Bruno Kurits - Fã de Carteirinha)

173. Quando o navio bate no iceberg, Fabrizio dorme na 3ª classe na popa do navio. Alguns minutos depois, a água já invadiu seu quarto. Seria impossível pois o Titanic bateu na proa, e a 3ª classe se encontrava na popa. Demoraria mais de uma hora pra água chegar até onde Fabrizio dormia. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

174. Jack avisa que quando o barco afundar, Rose deveria bater as pernas e os braços com toda força para cima. Porém, com a força do empuxo que aquela parte do navio iria fazer, nem com toda força possível eles iriam subir. Pelo contrário: Se tivesse algum barco por perto iria ser puxado para o fundo junto com o navio, até o momento que a pressão iria diminuir a velocidade que ele afunda.... e isso iria ser bem fundo para qualquer pessoa sobreviver. Tanto que muitas pessoas morreram assim nessa tragédia. (Contribuição de Igor Moret - Fã de Carteirinha) --> Jack e Rose não precisariam nem bater os braços com força, pois nem afundariam. Os "Mythbusters, Os Caçadores de Mitos" (do canal Discovery) resolveram esse. (Contribuição de Carla David)

175. Alguém percebeu que num mar daqueles não apareceu nenhum peixe, nem ao menos uma alga ou água viva? (Contribuição de Roberto Bernardes - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

176. No dia seguinte, após o "salvamento", Jack vai ao deck superior para encontrar Rose. Ele mostra seus desenhos e conversam. Ao fundo, é possível observar as ondas quebrando lateralmente no navio, mesmo ele estando a todo vapor e em alto-mar. As ondas são da praia onde as filmagens foram realizadas. (Contribuição de Antonio Mier - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

177. Na cena em que o navio afunda ouve-se pessoas gritando e ecos. No alto mar. O som não teria como fazer eco. (Contribuição de Manuela Rodrigues - Portugal - Fã de Carteirinha)

178. Quando o navio levanta a traseira e depois abaixa, podemos perceber que as pessoas que estão embaixo vão ser esmagadas. Então, quando a traseira cai novamente, e esmaga todos, não conseguimos no entanto que não existe, nem aparece nenhum sangue no oceano, e isso acontece em diversas cenas de Titanic. Por que será? (Contribuição de G.Sousal - Fã de Carteirinha)

179. Quando Cal está atirando em Leo ele dá um tiro que parte a decoração do corrimão ao meio. Será que do revolver saem navalhas girando, ou estou enganado realmente. Um tiro pode cortar algo ao meio como cortou o objeto? (Contribuição de Jefferson Soares de Oliveira - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

180. No momento em que o navio começa a rachar aparece um homem caindo na fenda que se abre. Reparem que ele já estava dentro da fenda antes mesmo do navio rachar. (Contribuição de Jefferson Soares de Oliveira - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

181. Na cena em que o navio esta rachando depois que a câmera focaliza as pessoas dentro d' água, podemos ver as bases das escotilhas voando? Como isso é possível se aquelas coisas redondas são pequenas se comparadas com as pessoas. Será que esta cena do navio foi colocada depois, e não tiveram noção de tamanho? (Contribuição de Jefferson Soares de Oliveira - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

182. Quando Jack e Fabrício estão na ponta do navio admirando os golfinhos, em seguida Jack diz: "Eu sou o rei do mundo". Jack está com o braço na frente da corda onde são ligadas a ponta do navio com a torre de vigilância. Quando Jack começa a gritar há um corte de cena, e depois ele aparece com o braço atrás dessa corda.(Contribuição de Pricilla - Fã de Carteirinha)

183. Na hora em que Astor está se segurando em uma pilastra na escadaria principal no momento em que o navio está afundando, podemos ver perfeitamente o nível da água na escadaria, ela está na altura do relógio principal. O impressionante não é o nível da água, e sim como que ela pode estar num nível daqueles, que na mesma cena sem nenhum corte ela aparece caindo de cima da cúpula da escadaria principal, sendo que a água ainda nem atingiu o último degrau da escadaria.(Contribuição de Pricilla - Fã de Carteirinha)

184. O desenho de Rose no começo do filme é diferente do desenho feito por Jack, e aquelas mãos que aparecem desenhando, são do diretor James Cameron. (Contribuição de Pricilla - Fã de Carteirinha)

185. Durante o naufrágio, repare no céu e notará que hora está totalmente estrelado, e hora não há estrela alguma. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

186. No momento em que o Titanic se parte ao meio, a proa cai em cima de uma multidão de pessoas que estavam no mar. Em seguida o ângulo da cena muda para as duas chaminés que desabam, por esse ângulo notamos que ao fundo as pessoas que estavam na área que a proa caiu desaparecem, e em seguida muda o ângulo da cena e as pessoas reaparecem. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

187. Segundo sobreviventes, uma leve chuva caiu sobre o navio momentos antes de ele afundar. Em um outro filme sobre o Titanic, protagonizado por Catarine Zetta Jones, a chuva na hora do naufrágio é mostrada, e no filme de Cameron temos uma noite clara e estrelada. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

188. No dia seguinte ao naufrágio, já com o dia claro, aparece Rose deitada no Bote e em cima dela está um cobertor xadrez de cor azul e verde, e minutos depois, quando ela já está no navio Carpathia, Rose está usando um cobertor xadrez de cor Marrom e bege, seria praticamente impossível ela ter trocado. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

189. Quando Cal embarca no bote, quase todas as pessoas que estão no bote são mulheres, mas no final do filme, quando é mostrado de novo a maioria das pessoas que estão no bote são homens. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha) --> O bote desmontável C, estava afundando e todos os passageiros foram para outros botes, cena cortada do filme!  (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

190. Os observadores do navio usavam trajes muito exagerados (o próprio para essa temperatura.) Enquanto Jack e Rose estavam com roupas normais. Será que eles não sentiam frio? (Contribuição de Telmo Vaz de Morais Filho - Newark, N.J. EUA - Fã de Carteirinha)

191. No filme quando o navio se parte em dois, e a 3° e 4° chaminés se desprendem, notem que aparentemente elas estão caindo em cima do navio, e quando o ângulo muda, estão caindo na água. (Contribuição de Thiago F. Guimarães - Cabo Frio / RJ - Fã de Carteirinha)

192. Quando a popa se encontra a 90° com o oceano, várias pessoas começam a cair em direção ao mar. Quando um homem cai, e a câmera o focaliza, aparecem várias estrelas no céu, como um passe de mágica, e o céu, até então vazio, passa a ficar muito estrelado. (Contribuição de Thiago F. Guimarães - Cabo Frio / RJ - Fã de Carteirinha) --> Na versão em DVD do filme Titanic (1997) da para se ver um novo erro. Depois do navio se partir em dois a proa puxa a popa deixando ela na vertical, esta cena é uma das mais impressionantes do filme, pois é nela que a maioria dos passageiros que não embarcaram em um bote salva-vidas são lançados no mar. A câmera acompanha a queda de um desses passageiros, vindo de cima para baixo, na cena da para notar que enquanto a cena é filmada de baixo para cima se nota muitas estrelas brilhantes no céu, quando a câmera começa abaixar para acompanhar a queda do passageiro as estrelas enfraquecem a luminosidade e algumas até se apagam por inteiras. (Contribuição de Gabriel Araújo - www.katewinslet.hpg.com.br - Fã de Carteirinha)

193. Rose diz que Cal se matou quando em 1929 perdeu tudo na bolsa de valores, mas a empresa de aço em Pitisburg de Cal não faliu em 1929, ao contrário, ele enriqueceu muito neste ano, por que o governo americano para ir contra a crise investiu todo o ouro do país em grandes obras como o Emperi State, e todas as obras usavam aço de Pitisburg, por isso Cal não teria falido. (Contribuição de Luiz Dalenezi - Fã de Carteirinha)

194. Quando Molly diz que há necessidade de voltar pois os botes estavam vazios, e mandam ela ficar quieta, senão ela seria retirado do bote, ainda dá pra ver o reflexo das luzes do Titanic, porém cenas antes havia acabado a energia integral do navio e ele já estava afundado. (Contribuição de Jefferson Nogueira - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

195. Na perseguição de Rose, o noivo usa uma semi-automática, mas na realidade esta arma só surgiu na segunda guerra mundial. (Contribuição de Daniel André Martíns Marsiglia - Fã de Carteirinha)

196. Na cena em que mostra o Titanic saindo do porto, ele está há uma distância mínima do fundo do mar, isso é impossível para um navio de tamanho porte e peso, qualquer alteração na maré iria encalhá-lo. (Contribuição de Henrique Tadeu - Fã de Carteirinha)

197. Quando Rose sai correndo pelos corredores do navio para buscar ajuda para Jack, ela encontra um machado e volta pra tentar arrebentar as algemas dele. Ela pára, tira o casaco lilás que está usando, por causa do peso, e vai em direção à sala onde está Jack. Rose vai se pendurando nos canos do teto do navio. Sem mais, nem menos, ela se solta dos canos e vai até o local andando. Dentro da sala onde está Jack, o volume de água está bem menor do que nos corredores! (Contribuição de Mandinhamdias - Fã de Carteirinha)

198. Quando Rose se aproxima da popa do navio com a intenção de suicidar, aparece no "chão" a sombra da grade onde ela passa para se jogar. Nesta cena há dois erros: Pela posição da sombra com relação à grade, a fonte de luz deveria ser de fora do navio, mas a única luz que aparece é de uma pequena lâmpada localizada exatamente acima da grade, então a sombra era para ser pequena (assim como as sombras do sol de meio-dia). (Contribuição de Leonardo Polloni - Fã de Carteirinha)

199. Esta sombra só aparece quando Rose chega na popa, mas depois ela não aparece mais, nem nesta mesma cena. (Contribuição de Leonardo Polloni - Fã de Carteirinha)

200. Quando Rose pega o machado o vidro volta para o painel de proteção do machado. Rose quebra o vidro para pegar o machado, mas depois que Rose pega o machado os cacos do vidro voltam, como mágica! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

201. Podemos ver que os rebocadores que movem o Titanic desaparecem, numa cena tem três rebocadores e nas outras tem só um! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

202. Nos primeiros botes estavam com no mínimo 20 pessoas, mas podemos ver no bote de numero 4 apenas uma pessoa. Essa cena é aquela em que Molly e Ruthi estão remando na água e olham para o navio! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

203. Na cena em que todos estão correndo para popa podemos ver que na primeira parte no convés dos botes e no convés A, tem pouquíssimas pessoas, porém em menos de um minuto aparece um multidão! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

204. Na festa da terceira classe Rose bate palmas, mas ela sempre esta com a mão aberta nunca conclui a palma. (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

205. O oficial do Titanic Murdch aparece em cenas seguidas com fumaça na boca, mas essa fumaça aparece e desaparece. (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

206. As pessoas que dão adeus ao Titanic somem e aparecem. (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

207. Assim que Rose sai correndo após o jantar, nos podemos ver ela correr no convés A, porém em menos de um minuto ela já está no convés B, impossível. (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

208. Na cena em que o bote volta para ver se tem sobreviventes na água, nos podemos ver um homem de camiseta curta, mas a noite não estava fria? (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

209. Nós podemos ver os botes deixando o navio, porem já tem dois botes na água, e o primeiro bote na parte da popa já esta abaixado, o bote de numero 10. Porém assim que sai o foguete e ilumina toda a área, e a câmera volta a filmar o navio, os botes somem, e aparece um terceiro bote saindo da parte da frente do Titanic, sem falar que o bote de número 10 está sendo abaixado! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

210. O bote salva-vidas de numero 7, tinha um cachorro à bordo, esse foi o primeiro bote a ser lançado ao mar! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

211. Podemos ver no porto o capitão na janela da ponte de comando, porém em algumas cenas ele some e aparece! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

212. Quando os oficiais estão arrumando os botes e a câmera filma de cima, nós podemos ver o bote salva vidas de número 8 já abaixado e pronto, porém quando a câmera filma mas perto os botes, o de número 8 está sendo arrumado ainda! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

213. Quando Jack e Rose estão para entrar no bote e Cal aparece, nós podemos ver dois erros nessa cena, um erro é que cai uma chuva fina, e o outro é que em cima da ponte de comando tem um pano preto e várias luzes vermelhas! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

214. O engenheiro Thomas Andrews não usou colete salva-vidas, como mostra no filme! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

215. Rose fala que a mulher de Astor tem a sua idade, mas na verdade Madeline Astor tinha 19 anos e Rose tinha 17 anos! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

216. Quando o Titanic está ainda no porto nós podemos ver o bote desmontável A em uma cena abaixado, e na outra cena levantado! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

217. Quando Rose e Jack estão correndo para a popa e ela cai no chão, um cozinheiro ajuda a levantá-la, e nós podemos ver atrás um homem que está com um relógio digital! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

218. Na cena onde Jack e Rose voltam ao camarote do noivo de Rose, depois da colisão com o iceberg, o mordomo de Carl coloca o colar com o coração do oceano no bolso do casaco de Jack. Quando ele coloca o colar, a mão de Jack está dentro do bolso do casaco. E já na cena seguinte, a mão dele está no bolso da calça. (Contribuição de Thássia Santos - Fã de Carteirinha)

219. Nós podemos ver o quinto oficial Lowe, e o bote 14, do lado direito do navio ou a estibordo, mas isso é impossível porque o bote de número 14 estava do lado esquerdo do navio, como ele poderia chegar assim tão rápido? (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

220. Na hora do naufrágio nós podemos ver a porta do lado direito, em algumas cenas abertas e em outras fechadas! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

221. Quando Murdock ordena ao timoneiro virar a estibordo (para a direita), o timoneiro gira o timão para bombordo (para a esquerda), e quando ele ordena inverter para bombordo, o timoneiro gira para estibordo. É uma falha de navegação gritante. Será que não tinham um consultor náutico nas filmagens? (Contribuição de Ricardo Mingordo Faria - Vilha Velha / ES - Fã de Carteirinha)

222. Quando os tripulantes cantam a música "pelos que se arriscam no mar" na primeira classe, o ângulo mostra o capitão, repare na mão dele que segura o papel com os 5 dedos, mas depois que o ângulo da câmera muda,  percebe-se 2 dedos em lugares diferentes, não sendo cobertos pelo papel. (Contribuição de Diego Krausz - Fã de Carteirinha)

223. Quando Jack está desenhando Rose o papel está meio amarelado, mas quando Cal abre o cofre ele pega a pasta de Jack e o papel está branco. (Contribuição de Fernanda Gomes de Carvalho - Fã de Carteirinha)

224. Quando Jack e Rose estão transando, ele beija o lábio superior de Rose, mas quando a câmera muda de ângulo, ele beija o lábio inferior dela. (Contribuição de Fernanda Gomes de Carvalho - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 225. No começo do filme é mostrada uma bandeira que ficava na popa (creio ser do Reino Unido), mas ao longo do filme, inclusive no naufrágio não é mais mostrada essa bandeira. (Contribuição de Grazi Almeida - Fã de Carteirinha)

226. Ao naufragar o navio, no meio daquela loucura toda, Rose deveria perder seus sapatos, no entanto, na cena em que ela está deitada na porta boiando, quando ela aparece de corpo inteiro, ela está com os dois sapatos, e estes não têm nenhuma fivela no tornozelo pra prender aos pés dela. Será que naquela época já tinha super bonder? (Contribuição de Patricia Ewill  e Denize T.Costa - São Paulo / SP - Fãs de Carteirinha)

227. O smoking usado por Jack no jantar na primeira classe, e o usado por Cal no café da manhã com Rose, eram feitos de material sintético, coisa que só foi descoberta na década de 70. O tecido usado foi microfibra (100% poliamida), os ternos de algodão e lã da época amarrotavam-se com muita facilidade, já os de microfibra dificilmente o fazem. (Contribuição de Luis Marcelo Laurindo - José Bonifácio / SP - Fã de Carteirinha)

228. Quando Molly diz que há necessidade de voltar pois os botes estavam vazios, e mandam ela ficar quieta, senão ela seria retirado do bote, ainda dá para ver o reflexo das luzes do Titanic, porém cenas antes havia acabado a energia integral do navio e ele já estava afundado. (Contribuição de Jefferson Nogueira - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

229. Em 1912 ainda não existiam cigarros com filtro. Usavam-se apenas piteiras. Porém no filme podemos ver cigarros com filtro. (Contribuição de Marcos Vinícius - Fã de Carteirinha)

230. Quando a mãe de Rose esta entrando no bote, a câmera está mostrando a cena de cima. Reparem que o cabelo de Cal tem uma mecha sobre a testa, depois que a câmera muda o cabelo dele está todo no lugar. (Contribuição de Fernanda Gomes de Carvalho - Fã de Carteirinha)

231. Quando o navio está afundando Rose e Jack estão na popa podemos perceber que os lábios de Jack estão ressecados, quando a câmera volta para eles, os lábios de Jack estão normais. (Contribuição de Fernanda Gomes de Carvalho - Fã de Carteirinha)

232. Na hora que Cal tira o cobertor de Rose falando que ela está horrível, ele o joga para Jack e coloca sobre ela seu casaco. Observe que depois ele ainda está com o cobertor na sua mão no momento em que o barco salva-vidas está descendo, já na próxima tomada dele ao lado de Cal, o cobertor desapareceu. (Contribuição de AkemYa GabrYella - Fã de Carteirinha)

233. Quando Rose vai treinar, para bater o martelo a pedido de Jack, observe que na segunda martelada o cabelo dela está no olho, mas quando aparece ela de perto, pouco depois, o cabelo dela já está arrumado. (Contribuição de Inês de Oliveira - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

234. Assim que as janelas da escadaria principal começam a quebrar, nós podemos ver em uma cena dois homens entrando na mesma janela, porém quando a câmera filme de dentro só um homem entra! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

235. No bote de número 6, o que estava Molly, nós podemos ver uma mulher loira atrás dela remando junto com uma mulher de cabelos morenos, porém logo depois que Molly fala para o bote voltar, essa mulher muda de lugar e aparece outra mulher sentada ali. (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

236. Logo depois que o Titanic bate no Iceberg, e o capitão vai ate a ponte de comando ver o que aconteceu e ele olha para a proa, a câmera ainda mostra Jack e Rose e o mar, observem que não tem ondas do lado do navio já que ele ainda esta em movimento! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

237. O erro acontece na cena em que Rose pega o apito do guarda que está congelado. Qualquer coisa que ela quisesse tirar daquele guarda, daria um trabalhão danado! No entanto, Rose tirou o apito da boca dele sem o menor esforço. Com certeza teria ao menos arrancado um bom pedaço da boca dele. (Contribuição de Débora Cristina - Ji-Paraná / RO - Fã de Carteirinha)

238. Podemos ver as janelas do convés B na parte da frente. Às vezes elas são duas, e às vezes elas são três! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

239. Após Thomas Andrews falar para o oficial Ligtoller encher os botes, nós podemos ver os botes de números 11, 13 e 15 sendo abaixados, porém em outra cena nós podemos ver os botes 13 e 15 sendo abaixados novamente! Vocês podem ver esse erro na cena em que Cal e seu mordomo vão ver se tem botes do outro lado para homens! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

240. Apos a explosão da cúpula, a câmera filma um corredor e toda a sua destruição, podemos ver a força da água quebrando portas e a parede, se olharmos para os tapetes nós iremos perceber que eles nem se movimentam com toda aquela força! (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

241. Quando começam colocar alguns passageiros da 1ª classe nos botes, Ruth (mãe de Rose) está entrando, e a câmera está filmando de cima. Podemos ver uma mexa do cabelo de Call no meio da sua testa, na cena seguinte o cabelo dele está todo arrumado. (Contribuição de Fernanda Gomes de Carvalho - Fã de Carteirinha)

242. Quando Jack e Rose estão fugindo de Call atirar neles, eles entram numa ala, e passam por uma estante de pratos de porcelana. Jack está totalmente seco, mas na cena seguinte ele está todo molhado. (Contribuição de Fernanda Gomes de Carvalho - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

ANTIGO ERRO 126 QUE NA REALIDADE É UMA OBSERVAÇÃO. Ao tentar desviar do iceberg, eles puseram as hélices ao contrário. Se eles quisessem que o barco virasse à esquerda, eles poderiam ter virado melhor e mais rapidamente se deixassem as hélices adiante empurrarem a popa para a direita para forçar o barco para esquerda. Este erro foi cometido de fato pela tripulação. O oficial no deck naquela noite contradisse tudo o que foi ensinado aos marinheiros quando em perigo de colisão. Ele ordenou a volta antes que acertasse no iceberg, ordenou que invertessem as máquinas, o qual eles especificamente tinham sido ensinados faria o navio virar mais que o normal. Ele deveria ter guiado diretamente para o iceberg e deveria ter ordenado " Tudo parado " nas máquinas. O Titanic poderia ter agüentado facilmente durante muitas horas com o arco esmagado porque só um compartimento, do arco, teria inundado, ao invés dos seis. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha )

ANTIGO ERRO 243 REMOVIDO. Quando o 1º bote está sendo lançado ao oceano, podemos ver alguns homens, mas só deveria ter mulheres e crianças. (Contribuição de Fernanda Gomes de Carvalho - Fã de Carteirinha) --> Uma observação sobre esse erro, o Bote salva-vidas de número 7 foi o primeiro a ser lançado ao mar por volta 00h45h. Nesse bote haviam mulheres, crianças e homens também, além de um cachorro. No total eram 18 pessoas, e o filme mostra como foi no verdadeiro Titanic. (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de carteirinha)

ANTIGO ERRO RETIRADO 169. (ESTA CENA NÃO APARECE NO FILME) Curiosa essa cena não?... Um cachorro pula na madeira onde Rose iria se deitar, mas você pode perceber claramente que o cachorro é um boneco que se mexe. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 225 RETIRADO - IGUAL AO ERRO 19. Depois que o Titanic afunda, um oficial volta em um bote com uma lanterna. Nesse momento vemos várias pessoas mortas congeladas boiando. Se quando uma pessoa congelada bóia, por que não aconteceu o mesmo com Jack? (Contribuição de Thiago Cezar de Pádua Rosa - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 10 RETIRADO (REPETIDO) . Margaret Brown nunca foi chamada de 'Molly' antes de sua morte.

ANTIGO ERRO 26 TRANSFORMADO EM OBSERVAÇÃO. No fim quando Rose está deitada sobre a porta de madeira, ela está olhando para o céu e canta ”Venha Josephine...", você vê que as estrelas no céu são simétricas. Você pode desenhar uma linha nelas. Isso não é exatamente o caso. Se você olhar muito cuidadosamente (isto é muito mais efetivo em uma tela grande), você pode ver que as estrelas formam o esboço do famoso colar, “O Coração do Oceano”.

ANTIGO ERRO RETIRADO 29. Quando Jack e Rose vêm finalmente para o topo do navio depois que ela o salvou, eles perguntam ao Coronel se restou algum barco e ele diz " lá em cima " A mulher a esquerda que tem um olhar patético é vista depois no barco salva-vidas com Molly Brown. Eles mostram o rosto dela logo depois que Molly diz "são seus homens lá fora ". O barco salva- vidas com Molly Brown foi enviado antes da cena com o Coronel, significando que ela deve ter ido no barco salva-vida, nadado de volta par o navio e então voltado para o barco salva-vidas. --> A mulher não é a mesma. (Contribuição de Giovanni Barcelos - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 70. REPETIDO - Antes de Rose decidir deixar a festa de jantar no começo da viagem, ela está usando um colar. Quando ela está correndo lá fora ele desaparece. Na realidade o colar nunca apareceu novamente.

ANTIGO ERRO RETIRADO 72. O sistema de rádio em uso naquela época nunca poderia ter sido em código Morse SOS ou em CQD. (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> O autor do comentário, também fala em "código morse SOS ou em CQD". CDQ é sistema de interface para computadores, e no filme não se faz nenhuma alusão a tal equipamento. Já CQD é o mesmo que código morse, tem a mesma finalidade e o mesmo meio de transmissão: O Morse foi inventado 1837 por Samuel Morse e o telégrafo sem fio (que possibilita a transmissão em morse sem fio) em 1909 por Karl Ferdinand Braun. (Contribuição de Jefferson Uanderley - Fã de Carteirinha) --> CQD era uma mensagem em código transmitida por código Morse. Somente anos depois é que foi substituida por SOS. CQD primeiro foi transmitida como somente CQ devido a estas duas letras em inglês terem a fonía "seek you", que quer dizer "procurar você" ou " procurando você". Depois foi acrescentado a letra D que quer dizer " Distress". Assim, CQD significa "Seek You - Distress" ou "procurara você - desesperadamente" . Este código nunca foi adotado internacionalmente. Em 1906, na Segunda convenção Internacional de Radiotelegrafia em Berlin, foi adotado como código internacional de emergência ou "distress", o SOS. E isto foi 6 anos antes do naufrágio do Titanic. Nota pessoal: É bem provável que os tripulantes do Titanic tivessem realmente usado o código CQD mesmo já existindo o SOS pois este foi criado e adotado internacionalmente primeiro na Alemanha e como o Titanic era Britânico eles não o usaram por pura birra aos alemães. Há controvérsias. (Contribuição de Adalberto Fábio Ruschel - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 94 RETIRADO (REPETIDO COM O 58). Rose mostra a Jack várias obras-primas de arte que ela comprou recentemente na Europa. Como é que essas mesmas obras-primas feitas por Cezanne, Picasso, e Monet que se mantêm em museus hoje, estavam em um navio que afundou, onde tudo foi destruído? (Contribuição de Rubens Fonseca - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 94 RETIRADO. Na hora que Rose e Jack estão transando, é possível ver uma toalha preta cobrindo os seios dela. (Contribuição de Thanatos Fallen Angel - Fã de Carteirinha) --> O que cobre os seios de Rose é o casaco de Jack. (Contribuição de Alexandre Scotti Bagnatori - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 157 - REPETIDO COM O 109. Quando Jack já está morto, Rose tenta acordá-lo para avisar sobre o bote. Observem que de um ângulo, o nariz de Jack tem gelo, porém de outro ângulo não. (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 173. (DUVIDOSO) Existe um erro físico quando o barco afunda. Jack sobe com Rose para a parte de trás do navio, que vai se inclinando e fazendo um ângulo de 90 graus. Primeiro que o navio já deveria ter afundado antes de fazer esse ângulo, pois entraria água aos poucos nele e, com o seu peso atrás, ele iria afundar aos poucos. (Contribuição de Igor Moret - Fã de Carteirinha) --> A inclinação de 90 graus do Titanic de fato ocorreu, não foi uma invenção para o filme. Aliás, no começo do filme, há uma cena em que um dos integrantes da equipe que estava atrás do colar o "coração do oceano", mostra um vídeo para a Rose já velha, no qual pode-se entender em detalhes tudo o que aconteceu com o Titanic, desde o choque com iceberg até o momento em que ele atinge o fundo do oceano. (Contribuição de Bruno Camargo - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO RETIRADO 194. Rose se diz virgem até o momento que transa com Jack no carro no porão do navio. Pois se ela era virgem porque não vemos nenhuma marca de sangue no banco do carro, ou na roupa da moça? (Contribuição de Bruno Kurtis - Fã de Carteirinha) --> Porém, nem todas as mulheres sangram na sua primeira vez. Qualquer ginecologista pode afirmar isso. (Contribuição de Francielle Martins de Souza - Fã de Carteirinha - Curitiba / PR) --> Tem a hora que o Cal fala que a Rose já era mulher dele "na prática". (Contribuição de Brunnhild Wodensdottir - Fã de Carteirinha)

Os cães de Astor estavam no verdadeiro Titanic, tem uma cena em que ele procura seus cães mas essa cena foi excluída do filme!

Na cena em que Rose pega o álbum de desenhos de Jack, se passar frame a frame verá alguns desenhos que não poderiam jamais serem vistos na velocidade normal. Como o desenho da mulher de bengala.

Após o Titanic bater no icebergue, vemos tripulação da terceira classe fugindo e seguindo os ratos. A minha pergunta é se existiam ratos no Titanic sendo este um navio novo em folha. (Contribuição de Manuel Gomes - Portugal - Fã de Carteirinha) --> A resposta é sim. Mesmo o navio sendo novo em folha, a comida levada pare dentro dele poderia conter já ratos, filhotes e até ratazanas grávidas o que em questão de dias se proliferariam em abundância. Isto foi uma das maiores causas de mortes em navios antigos que viajavam pelos oceanos.

ANTIGO ERRO 27. Todas as quatro chaminés têm fumaça saindo delas no filme, mas aparentemente a quarta era realmente falsa, assim as pessoas pensam que não deveria ter fumaça. Porém, não era completamente fraude - teve uma seção dela fechada para armazenar espreguiçadeiras dentro, mas ainda, além disso, foi usada também para ventilar as cozinhas, explicando a fumaça leve. Também, esteja atento porque a fumaça das outras três sopra em cima da quarta, difícil dizer qual tem fumaça ou não. --> Considerado só como curiosidade.

ANTIGO ERRO REMOVIDO. 139. Quando Jack e Rose entram no elevador para fugir de Cal, há um casal junto. Quando Rose lhe dá o dedo, não há ninguém mais atrás deles. Quando eles saem também não há ninguém no elevador. --> O casal sai do elevador antes. (Contribuição de Geovani Barcelos - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Vencedor de 11 Oscars.

Alguns detalhes que devem ser analisados para discutirmos se era erro ou não.
(Estas informações foram retiradas da internet)

- Alguns objetos recuperados do Titanic incluíam documentos e outros papéis que se salvaram por estarem dentro de pastas de couro ou algo no gênero. Portanto, é possível que o desenho de Rose tivesse sobrevivido.

- Apesar da quarta chaminé do Titanic não ser, na verdade, um 'exaustor' da sala de máquinas, fumaça pode ser vista saindo dela. Isso está correto, já que esta chaminé era usada pela imensa cozinha do navio, que usava fornos à carvão. Na verdade, numa das seqüências que mostram o navio por cima, é possível notar que a quarta chaminé está parcialmente lacrada.

- Várias pessoas disseram ter visto uma tatuagem no braço de Rose durante a cena em que ela ameaça se jogar do Titanic. Na verdade, não passa de um ponto preto com formato de lua que se desprendeu do robe da garota e grudou em seu braço. Isso pode ser confirmado em tomadas mais próximas.

- Os quadros nos aposentos de Rose pertencem a pintores famosos. Muitas pessoas protestaram, dizendo que aqueles quadros nunca afundaram com o Titanic. Na verdade, todos os pintores citados por Rose são artistas famosos por criarem pinturas parecidas umas com as outras.

- O gesto obsceno de mostrar o dedo médio já era usado desde o final do século XIX.

- O revólver usado por Caledon era um Colt 45M1911, criado em 1910. A arma é capaz de disparar 8 tiros (7 balas no pente e 1 na câmara de disparo). Caledon dispara exatamente 8 tiros.

- Existem dois depoimentos que relatam o fato de um oficial ter atirado em um ou mais passageiros e, depois de ter feito continência, cometido suicídio. No entanto, não se tem certeza de que tenha sido o Primeiro-Oficial Murdoch, como mostrado no filme.

- Os bote salva-vidas do RMS Titanic tinham, na verdade, as palavras SS Titanic escritas em sua estrutura. Isso pode ser confirmado por uma fotografia que aparece na Revista National Geographic nº6, Volume 168, página 718 (dezembro/85).

- Os gestos e a frase "Eu sou o rei do mundo" são os mesmos da vitória de Cassius Clay na disputa pelo título mundial de pesados contra Sonny Liston, na década de 60. (Contribuição de Sergio Rocha - Fã de Carteirinha)

SITES NÃO OFICIAIS

www.katewinslet.hpg.com.br
http://www.titanicdiscovery.cjb.net/
http://www.fotologbr.com.br/titanicvip
http://www.sostitanic.cjb.net/
http://paginas.terra.com.br/noticias/titanic