VOLTAR BLOCO 21

 
   

PROCURANDO NEMO
Albert Brooks, Ellen DeGeneres & Alexander Gould

Existe 3,7 trilhões de peixes nos oceanos, mas eles querem um em especial.

Marlin é um peixinho viúvo que só tem um filho, Nemo, que foi o único que sobrou depois de um ataque de um predador.

Anos depois, no primeiro dia de escola de Nemo, ele é capturado por um mergulhador e levado para viver no aquário de um dentista. Marlin e seu amigo Dory partem pelo oceano para achar Nemo.

Enquanto isto, Nemo e o companheiro de aquário planejam em como sair do tanque, antes de virarem bichinhos de estimação da sobrinha do dentista.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretores: Andrew Stanton & Lee Unkrich
Escritor: Andrew Stanton

Gênero: Aventura / Animação / Comédia / Familiar

Site Oficial: www.disney.com.br/nocinema/nemo

Pixar & Disney

Título Original: Finding Nemo
Tempo: 100 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003 / USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Albert Brooks .... Marlin (voz)
Ellen DeGeneres .... Dory (voz)
Alexander Gould .... Nemo (voz)
Willem Dafoe .... Gill (voz)
Brad Garrett .... Bloat (voz)
Allison Janney .... Peach (voz)
Austin Pendleton .... Gurgle (voz)
Stephen Root .... Bubbles (voz)
Vicki Lewis .... Deb/Flo (voz)
Joe Ranft .... Jacques (voz)
Geoffrey Rush .... Nigel (voz)
Andrew Stanton .... Crush (voz)
Elizabeth Perkins .... Coral (voz)
Nicholas Bird .... Squirt (voz)
Bob Peterson .... Sr. Ray (voz)

FICHA TÉCNICA

Produção .... Graham Walters
Música .... Thomas Newman
Desenho de Produção .... Ralph Eggleston
Edição .... David Ian Salter

PRODUTORAS

Walt Disney Pictures
Pixar Animation Studios

DISTRIBUIDORAS

Buena Vista Pictures
Walt Disney Pictures

ERROS

1. Quando o tubarão morde o torpedo, ele o morde na ponta, deixando a hélice para trás, assim ele o lança. Porém depois do corte o torpedo está virado ao contrário, o que seria impossível já que ele não deu uma volta completa.

2. Quando o submarino está caindo no precipício, podemos ver os dois peixinhos, Marlin e Dory na frente dele. A proporção entre os dois está completamente errada. Para um submarino os peixes não deviam nem aparecer na frente dele na tomada de longe, pois os peixes cabem dentro da máscara de mergulho, sendo muito menores do que aparece nesta cena.

3. Quando Nígel está no recife pronto para colocar um sirí na boca ele ouve falar sobre o pai do Nemo que está à sua procura. Então ele joga o siri para as gaivotas e nos três segundos que o siri engana os pássaros e pula na água o outro pelicano conta toda a história da trajetória que Marlin fez, e Nígel reconta esta estória com detalhes para o Nemo quando chega no consultório do dentista. Seria possível Nígel ter ouvido toda aquela estória em tão pouco tempo? (Contribuição de Cristiano Augusto Soares - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

4. Quando o pássaro devolve os dois peixinhos, Marlin e Dory na água junto da bóia, eles mergulham e você pode ver a corrente da bóia embolada logo no comecinho dela. Depois do corte além dela estar longe, está sem o nó, perfeita.

5. Quando os peixes são pescados na rede, Nemo e Dory estão no fundo da rede, mas quando a rede sai da água eles já estão no topo.

6. Logo no começo do desenho, um peixe enorme ataca os peixinhos palhaços destruindo todos os ovinhos. O problema é que na hora que ele aparece visto de lado, ele está próximo ao ninho, mas na tomada da visão dos peixinhos, ele está muito longe.

7. Nemo ficou em uma aquário que ficava entre uma parede, e dava para a sala de espera e para o consultório do dentista. Só que de dentro do aquário, porém, não percebemos a existência da parede. (Contribuição de Luiz Eduardo - Fã de Carteirinha)

8. Dentro do aquário sempre que a estrela do mar está grudada no vidro, ela tem que se virar pros outros entenderem o que ela diz, porém quando aparece o aquário pelo lado de fora, ela está grudada no vidro, fala e todos entendem. (Contribuição de Ricardo Luxis - Fã de Carteirinha)

9. Quando Dori e Marlim saem da CLA e percebem que estão perdidos, decidem perguntar a alguém, e vêem que um peixe está vindo.O vulto deste peixe tem o rabo na vertical, parecendo ser um tubarão. Porém, ao se aproximar este peixe mostra ser uma baleia e esta baleia tem com o rabo na horizontal. (Contribuição de Eduardo Corrêa Xavier - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 10. Na primeira seqüência de cenas, quando Marlin e Coral estão conversando sobre as ovas em frente a boca da "caverna", observamos uma falha de continuidade na quantidade de ovas das cenas. Na primeira imagem, elas aparecem bem recuadas da boca da "caverna", nas imagens seguintes, elas vão aumentando de quantidade e, na última imagem, chegam até a aparecer do lado de fora, quando a Coral olha para baixo antes de ser atacada pela Barracuda faminta. (Contribuição de Marcelo Caires - SP - Fã de Carteirinha)

11. Antes de ser atacado pelo peixe grande, Coral olha para suas ovas e ela está posicionada na frente de Marlin, mas mesmo assim Marlin fala para ela não defender suas ovas, mas como isto é possível se Marlin não sabe para onde Coral está olhando?

NOVO ERRO 12. Na hora que traduziram o nome do Nemo no aquário ele ganha o nome de minhoca, ao invés de "iscadetubarão". O mesmo ocorre com a idade das tartarugas que de 350 foi para 100 anos no português. (Contribuição de Daniela Monteiro - Fã de Carteirinha)

13. Marlim e Dory estão dentro da baleia (Cena que ocorre a noite). Sendo assim, estaria tudo escuro. Então, de onde vem a dança de reflexos proporcionada pela luz do sol na água? (Contribuição de Eduardo Xavier - Fã de Carteirinha) --> Seria do Luar? (Falhinha)

14. Bem no comecinho do filme, Coral e os ovos são atacados por uma barracuda, mas peixes-palhaço e seus ovos não são comida de barracuda. (Contribuição de João Otávio Meyer - Fã de Carteirinha)

15. Na cena em que o pelicano entra pela janela no consultório do dentista com os peixes no bico, há um pôster com um crocodilo ao lado da janela. Entre os cortes da cena, o pôster fica nitidamente mais perto janela (tanto que aparece ele inteiro) e depois novamente mais afastado. (Contribuição de Thiago Petinari - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

16. Quando o pelicano está na bóia para deixar os peixinhos de volta no mar, por cima nota-se as ondas fazendo círculos, devido ao formato da bóia, mas vendo de dentro do mar, por baixo, as ondas assumem formatos aleatórios. (Contribuição de Thiago Petinari - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

17. Quando o Pelicano vê Nemo pela primeira vez, ele estava falando sobre o dentista e o tratamento, e apenas fica sabendo que Nemo veio do mar. Em nenhum momento ele se apresenta e diz que se chama Nemo. Então como o pelicano, ao ouvir a história de um peixinho que se aventurava no mar procurando o filhote chamado Nemo, sabia que se tratava do peixinho que ele tinha visto no aquário, e nem sabia o nome? (Contribuição de Leonardo Gomes dos Santos - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

18. Marlin está nadando na “contramão” quando dá um encontrão em Dory; ele é jogado longe, mas na mesma direção em que nadava, quando, no mínimo ele deveria ir para o lado, já que se chocou de frente com Dory. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

19. Preste atenção na cena onde Merlin está seguindo Dory: ela está com as nadadeiras juntas de seu corpo, para cima; quando ela olha para trás e não reconhece Marlin, ela está com as nadadeiras para baixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

20. Dory sofre de perda de memória recente: ela se esqueceu de Marlin enquanto este a seguia, mas não se esqueceu de que viu o barco e nem da direção em que ele foi. Estanho, não? (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha) --> Algumas pessoas acham que ela poderia sofrer perda de memória parcial, lembrando-se de algumas coisas. (Falhinha)

21. Quando vemos o pelicano Nigel no consultório do dentista pela primeira vez, repare que, quando ele pergunta “O que eu perdi?”, o mergulhador de brinquedo que fica subindo e descendo dentro do aquário está descendo, e ele está perto da estrela-do-mar. Depois do corte, ele aparece em outra posição, mais para baixo. Preste atenção. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

22. Na mesma cena, repare na hora em que o dentista vai até a janela espantar Nigel: ele movimenta os braços, e afugenta a ave. Quando ele fecha a janela com a mão esquerda e pega a foto, vemos que sua mão direita está apoiada no balcão, perto das fotos, o que não acontecia antes deste corte. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

23. Na cena onde Merlin diz a Dory que quer continuar sozinho porque ela o está atrasando, repare que, Dory, magoada, abaixa a cabeça e fecha ligeiramente os olhos. Depois do corte, quando vemos Dory de frente, ela está com os olhos totalmente abertos. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

24. Quando os peixes imitadores começam a conversar com Dory, note que Marlin está à esquerda dela. Quando eles fazem a primeira imitação (a do peixe-espada), Marlin aparece em outra posição, bem mais abaixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

25. Quando Marlin se zanga com os peixes imitadores e vai embora, Dory o segue. Eles começam a conversar, e Dory está com os olhos entreabertos. Quando ela pergunta o nome do filho de Marlin, ela aparece com os olhos totalmente abertos. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

26. Quando Dory encontra o filhote de água-viva, esta está nadando para cima, e está na altura dos olhos de Dory. O filme corta rapidamente para Marlin e, quando volta para Dory, o filhote de água-viva está bem abaixo dela, e continua subindo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

27. Quando os peixinhos do aquário estão tentando salvar Nemo, que está sendo sugado dentro do tudo, Gil enfia no tubo uma das plantas do aquário para que Nemo se segure. Ele não consegue, e Gil pede outra planta. Um dos peixes responde: “Não tem mais”. Absurdo! Um pouco antes o aquário estava cheio de plantas. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha) --> Quando Gil pede: "me dê mais!", ele se referia à planta que estavam empurrando para dentro do tubo, pedindo que o peixe empurrasse mais um pouco da planta para alcançar Nemo. Quando o peixe disse "Não tem mais", referia-se ao fato de a planta ter sido toda inserida no tubo. (Contribuição de Rogério Nora de Carvalho - Ijuí / RS - Fã de Carteirinha)

28. Na cena onde Nigel vai até o consultório do dentista para contar a Nemo sobre seu pai, repare que, quando ele tromba contra a vidraça, derruba o porta-retratos com a imagem do navio. O dentista vai até à janela, abre-a e olha para fora, para ver o que foi o barulho. Quando ele se afasta, o porta-retratos está novamente de pé, e vemos claramente que o dentista não tocou nele. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

29. Quando Marlin vê, de dentro do bico de Nigel, Nemo boiando dentro do saco plástico, Dory também aparece para olhar. Depois do corte, suas nadadeiras estão apoiadas no bico de Nigel, o que não ocorria antes. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

30. Quando Darla vai ao dentista para ganhar Nemo de presente, ele cai na pia do consultório, e a água roda em sentido anti-horário, como no hemisfério norte, mas a Austrália fica no hemisfério sul, portanto a água deveria rodar em sentido horário. (Contribuição de Lucy D. da Silveira - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

31. Na vez em que Nemo é sugado pelo tubo dentro do aquário, rapidamente Gil e os outros peixes retiram uma planta e com ela o salvam, é a única planta desta espécie. Na segunda vez que Nemo Vai parar a catraca sozinho eles retornam e tiram novamente uma planta da mesma espécie, sendo que não existia outra nem a que fora arrancada poderia ser replantada. (Contribuição de Cristiano Augusto Soares - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

32. O pelicano não é tão amigo dos peixes de aquário como se pensa. Ele poderia ter bolado um plano de tirar todos do aquário, no seu bico (como quando carregou Marlin e Dory), enquanto o dentista estivesse no banheiro, que demorou 4 minutos. (Contribuição de Antonio Cláudio S. Nunes - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

33. Peixes não possuem olhos frontais, e sim laterais. (Contribuição de Daniela Monteiro - Fã de Carteirinha)

34. A produtora da animação cometeu um erro nos extras do DVD, o que foi também seguido no menu em Português do Brasil. No menu "schoolfish" que no caso seria Escola de Peixes, foi colocado erradamente como fundo de tela de um Cardume de peixes, quando deveria aparecer os peixinhos na escola, mas nenhuma escola aparece. (Contribuição de Daniel de Faria Pedro - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

Curiosidade A) Assistindo ao filme Procurando Nemo (DVD) bem no final logo quando está terminando os créditos aparece o Mike, personagem do filme Monstros S.A. (Contribuição de Adriano Silva Oliveira - Londrina - PR - Fã de Carteirinha)

Curiosidade B) Na cena em que o pai de Nemo conversa com a tartaruga surfista, na hora em que ela está virada de costas...ela faz suas necessidades! Saí um fiozinho marrom do "rabo" dela, prestem atenção, é muito rápido. (Contribuição de Arthur Ribas Soares - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 10. Os peixes não possuem pálpebras, mas mesmo assim todos os peixes do filme piscam. (OK, sabemos que é um desenho!)

ANTIGO ERRO 12. Na escola, quando Bob (o cavalo marinho), Ted (o polvo) e Bill (o peixe), Marlin e seus filhos estão conversando, chega o Tio Raia (professor). Os filhos saem nadando e o filho de Bob chama Nemo pelo nome, mas em nenhuma cena é dito o nome do Nemo para os filhos. --> Pelo desenrolar da história, e por Nemo saber a data do primeiro dia de aula, alguém provavelmente saiu da sua casa e foi até a escola, onde podem ter sabido seu nome, além da peixinha amiga de Nemo que fala sobre a idade da tartaruga. (Falhinha)

ANTIGO ERRO 3. O vidro do porta-retratos da menina se quebra quando a ave pousa na janela, mas depois na cerimônia à noite no aquário, o vidro aparece inteiro. --> Algumas pessoas não conseguiram visualizar este erro com clareza. (Falhinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES