VOLTAR BLOCO 19

 

 
 

O CONDE DE MONTE CRISTO
RICHARD HARRIS, JIM CAVIEZEL & GUY PEARCE

O jovem Edmond Dantes (Jim Caviezel) é um rapaz ingênuo e honesto que planeja casar-se com a bela Mercedes e levar uma vida tranqüila. Mas tudo desmorona quando seu melhor amigo, Fernand (Guy Pearce), que também cobiça Mercedes, arma-lhe uma traição.

Vítima de uma conspiração, Edmond fica preso durante 13 anos. Atormentado pelo curso que sua vida tomou, tudo que ele classificava por certo e errado vai sendo esquecido e substituído por uma obsessão de vingança contra aqueles que o traíram.

Com a ajuda de outro detento (Richard Harris), inocente como ele, Dantes foge da prisão e assume a identidade do misterioso e rico Conde de Monte Cristo.

Com estratégias bem formuladas, ele se infiltra na aristocracia francesa e vai destruindo um a um todos os homens que o traíram e o mantiveram preso por mais de uma década.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Kevin Reynolds
Escritor:Jay Wolpert

Baseado no clássico de Alexandre Dumas.

Site Oficial: http://bventertainment.go.com/movies/montecristo

Gênero: Ação / Drama / Aventura / Thriller

Buena Vista Internacional

Título Original: The Count of Monte Cristo
Tempo: 130 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2002 / EUA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Christopher Adamson .... Maurice
JB Blanc .... Luigi
Guy Carleton .... Dono da Mansão
Barry Cassin .... Velho Dantes
James Caviezel .... Edmond
Henry Cavill .... Albert
Briana Corrigan .... Prostituta do Cassino
Brendan Costello .... Visconde
Mairead Devlin .... Pessoa da festa
Dagmara Dominczyk .... Mercedes
Stella Feeley .... Pessoa da festa
James Frain .... Villefort
Patrick Godfrey .... Morrell
Luis Guzmán .... Jacopo
Joe Hanley .... Pessoa da festa

FICHA TÉCNICA

Produção .... Gary Barber
Produção .... Roger Birnbaum
Produção .... Jonathan Glickman
Música .... Ed Shearmur
Fotografia .... Andrew Dunn
Desenho de Produção .... Mark Geraghhy
Direção de Arte .... Conor Devlin
Direção de Arte .... Terry Pritchard
Figurino .... Tom Rand
Edição .... Stephen Semel
Edição .... Christopher Womack

PRODUTORAS

Touchstone Pictures
Birnbaum
Barber
Spyglass Entertainment
World 2000 Entertainment Ltd.
Count of Monte Cristo Ltd.

DISTRIBUIDORA

Buena Vista International

ERROS

1. Durante a cena final no precipício do Castelo D'If, você pode ver um avião cortando o céu. Depois ele desaparece.

2. Na cena de dança que acontece no fim do filme na casa de Fern e Mercedes, quando o Conde de Monte Cristo fala para Mercedes dançar com ele, há uma tomada do rosto dela onde podemos ver suas lentes de contato. Há algumas outras cenas onde isto é visível.

3. Na cena de revanche perto do fim, o dono da nova companhia tem uma corda amarrada ao redor do pescoço e é empurrado ao mar. Edmond Dantes diz: “não o deixe pendurado muito tempo ou ele não poderá falar". Aquele tombo teria feito seu pescoço quebrar imediatamente como em um enforcamento.
Erros do site www.falhanossa.com

4. Quando o Conde está na prisão, o cabelo dele está grisalho, cinza. Depois, no filme ele não tem mais o cabelo daquela cor. -- Este erro é fácil de explicar. Ele ficou mais de dez anos naquela prisão, sem ventilação, cheia de poeira. Além disso, cavando túneis, ou seja, o grisalho é da poeira, e quando ele saiu da prisão, ele deve ter tomado um belo banho de loja. (Contribuição de Marcio Girundi Fonseca - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

5. Logo após a briga de faca com Jacko, Edmond enfia a faca na areia ao lado de Jacko. Logo depois ela desaparece.

6. Quando Edmond Dantes é promovido para Capitão, nós vemos um metal no capacete em uma estante no escritório. O chapéu de Augustus Siebe não foi inventado até as 1819, e não apareceu como mostrado no filme até pelo menos 1837.

7. Quando Edmond Dantes está preso e ele dá a carta de Bonaparte para Villefort ler. Villefort claramente quebra o selo (cera de vela) para ler o conteúdo da carta. Mas depois, eles mostram Fernand quebrando o selo e lendo a carta. Aquele selo não pode ser quebrado duas vezes.

8. Perto do fim, quando eles estão fazendo uma tomada externa, há três dos cinco personagens que se levantam. Os outros dois estão no edifício, e um está ajudando o outro com uma ferida. Quando eles fazem uma outra tomada, olhe pelo buraco. Há alguém de pé, e não pode ser qualquer uma das cinco pessoas mencionadas.

9. No final, na última luta do Conde, a câmera dá um close nele, e atrás há um templo em ruínas. Repare na porta desse templo, você poderá ver uma mulher penteando o cabelo no canto inferior direito da tela. Deve ser da equipe técnica! (Contribuição de
Wallace Santos - Recife / PE - Fã de Carteirinha).

10. O Conde e o homem levam a caixa do tesouro para fora da água e a colocam em um barco, um segundo depois eles estão completamente secos.Erros do site www.falhanossa.com

11. O filme trás uma passagem onde o protagonista fica preso em uma masmorra durante 13 anos. Só se alimenta uma vez ao dia e nem por isso emagrece, quando ele consegue fugir, com o cabelo e a barba de quem não cortou há 13 anos, tem um close em sua mão, e por incrível que pareça suas unhas estão feitas! (Contribuição de Eduardo Jaime Martins - Curitiba  / PR - Fã de Carteirinha).

12. Quando Edmond conversa com o padre na prisão, aparece o Boom em cima da cabeça de Edmond. (Contribuição de Andre HB - Fã de Carteirinha)

13. Quando o Conde e seu ajudante descem da carruagem também aparece o Boom. (Contribuição de Andre HB - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 14. Podemos observar no filme uma certa confusão com relação às datas. Por exemplo: O padre ficou preso por 12 anos e Edmond por 13. É possível que o padre tenha sido preso depois de Edmond? Além disso, desde a prisão até a sua vingança se passaram 16 anos, o que ele fêz nesses três anos desde que saiu da prisão? Ele levou três anos para planejar a sua vingança? Aconteceu tão rápido. (Contribuição de Luciana Pereira - Fã de Carteirinha)

15. Na cena em que Edmond Dante encontra Mercedes já em seu quarto, eles discutem os acontecimentos e ela lhe mostra a aliança de linha que fez 13 anos antes na noite da comemoração de seu cargo como capitão. Porém na tomada em que ela levanta a mão direita, o que deveria ser a esquerda, ou pelo menos não devia mudar de posição, ela mostra as costas da mão. No corte da cena é mostrada a palma da mão esquerda. (Contribuição de Meire Evelyn - Fã de Carteirinha)

16. Na cena em que Dantes e o velhinho estão cavando um buraco, o velho sem querer apaga a vela enquanto fala, e na cena seguinte a vela aparece, milagrosamente acesa! Será que na barba do velho tinha um isqueiro escondido? (Contribuição de Flávio PG - Fã de Carteirinha)

17. No final durante a luta de Edmond e Fernand, Edmond tira a espada de Fernand. Depois Albert chega e quebra a espada de Edmond e os dois lutam. Fernand atira em Mercedes e vai embora, mas decide voltar, então milagrosamente a sua espada aparece em sua cintura. (Contribuição de Joyce N. Rodrigues - Santa Maria / RS - Fã de Carteirinha)

18. Quando Mercedes vai falar com Edmond em seu quarto, ela está com um vestido, no outro dia após passar a noite com o Conde, o vestido é outro. Será que ele tinha um reserva? (Contribuição de Sanah Abdullah - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

19. Quando Mercedes está na carruagem com Edmond ela está usando um anel prateado, onde ficaria o barbante que ela prometeu a Edmond que nunca tiraria do dedo, mas parece que ela tirou. (Contribuição de Sanah Abdullah - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

20. O padre na prisão ensina Dantes a ler e escrever, mas logo que ele chega na prisão há uma mensagem em inglês que ele consegue ler. Como se ele é analfabeto? E o mais absurdo ele e francês. (Contribuição de Gislei Abreu - Fã de Carteirinha)

21. Na cena em que Dantes e Jacopo recolhem o tesouro, este último diz a seguinte frase: "OK,vingança...".Mas esse termo (OK) só foi criado na década de 1830, nos Estados Unidos, como abreviatura de "all correct", e difundiu-se a partir de 1840, quando um candidato a reeleição, cujo apelido era "Old Kinderhook", utilizou essas iniciais em sua campanha. (Contribuição de  Jorge Antonio V. dos Santos - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

22. Por volta dos 43 min de filme eles estão cavando um túnel e a vela do velho apaga, mas a cena contínua e ela está acesa como se nada tivesse acontecido. (Contribuição de Felipe - Jacareí / SP - Fã de Carteirinha) -->  Dá para perceber claramente que é uma lâmpada embutida na vela. Na cena do soterramento dá para ver ainda de maneira mais clara. (Contribuição de Andrei de Almeida Barros - Tatuí / SP - Fã de Carteirinha)

23. Edmond ficou preso 13 anos, mas na cena em que o suposto filho de Fernand pede ao pai para ir a Roma para comemorar o aniversário no carnaval, sua mãe alerta: "mas você só tem 15 anos" e o filho responde: "tenho quase 16". Este erro talvez esteja no roteiro, pois os 3 anos na diferença não foi mencionado no filme, como por exemplo: Quando Edmond encontrou os piratas e aparece uma informação no filme: "quatro meses depois" que ele ficou viajando no navio. (Contribuição de Fernando Martins Vianna - Arapongas / PR - Fã de Carteirinha)

24. Depois que ele vira conde, ele dá uma festa e manda convites para toda a sociedade. Só que quando o convite aparece aberto parece que ele foi impresso numa gráfica. Não pensavam em fazer computadores naquela época, muito menos impressora. (Contribuição de Thaísa Pimentel Kuhn - São Gonçalo / RJ - Fã de Carteirinha)

25. De que material era feita aquela aliança amarrada no dedo de Mercedes? Um barbante comum jamais resistiria a 13 anos.

26. Quase no final do filme (1:58:xx) Edmund e o outro sujeito estão lutando. Segue uma seqüência de erros. Logo quando Fernand volta à cavalo para a luta, Dantes bate com a espada na espada dele e esta voa longe. Note que a espada de Dantes ainda está na mão dele, e na cena seguinte ela some e eles partem na luta manual. Note onde foi parar a espada do Fernand e a do Montes (que nem caiu). (Contribuição de Jedidias Nunes Dias - Fã de Carteirinha)

27. Então lá vão eles na briga corporal. Em uma das cenas (02:03:00) eles caem abraçados no chão e lá vai mais dois erros: Eles caem em um mato alto e Dantes empurra Fernand com os pés, já em um mato ralinho. (Contribuição de Jedidias Nunes Dias - Fã de Carteirinha)

28. Fernand sai a procura da espada (que deveria estar a alguns bons metros de distância) e a encontra bem pertinho dele. Dantes, que a menos de um segundo estava quase colado nele, aparece correndo em sua direção, há pelo menos uns 3 metros de distância. (Contribuição de Jedidias Nunes Dias - Fã de Carteirinha)

29. Quase no fim do filme (02:06:03) nota-se o vento levantando parte de sua beca em seu ombro direito. Esta parte está para baixo já na tomada seguinte. (Contribuição de Jedidias Nunes Dias - Fã de Carteirinha)

30. Quando chegam com o capitão do Navio Morto, o dono da Cia. Marítima chama Dantes e Danglar em sua sala, e o Relógio da torre marca horas diferentes. Na primeira aparição era 14:50h, no corte de cena o relógio já está 15:20h. Que falha hein? (Contribuição de Rita)

31. Nas cenas do aniversario de Albert, quando o Conde dança com Mercedes, chega o casal Villfort, a Mme. Villefort está com um chicletes enorme quando ri e acena para Mercedes dançando! Naquela época já se mascava chiclete assim? (Contribuição de Rita)

32. Por se passar na França, um país cheio de etiquetas, e se tratando de aristocracia, Mercedes pergunta ao casal Villefort o que eles fazem na festa? Não foram convidados, e ainda pergunta-se o que fazem lá? (Contribuição de Rita)

OBSERVAÇÕES

ANTIGO ERRO 14 RETIRADO. Edmond diz ao corsário Luidi uma frase quando atracam em Marselha. Quando perguntado do autor, Dantes diz que quem lhe disse havia sido Napoleão Bonaparte. Só que, no começo do filme, quando Napoleão a diz, Edmond já estava no barco afastado da praia, logo não teria como escutá-la. (Contribuição de Léa da Luz - Fã de Carteirinha) --> Napoleão Bonaparte fala para Edmond Dantes " ..que nesta vida somos reis ou peões..." momentos antes de dizer sobre a carta entregue a Dantes por Bonaparte, e quando estavam longe da ilha, Bonaparte repete mais uma vez essa frase. (Contribuição de Thiago Mofacto e Luciana Pereira - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Sugestão deste filme: Wallace Santos - Recife / PE - Fã de Carteirinha